domingo, 12 de novembro de 2017

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 123




RESUMO.
DATA: 11 de novembro de 2017

PENSAMENTO DO DIA:
“Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence.” (Bertold Brecht)

NA POESIA DA SEMANA O POETA HOMENAGEADO DE HOJE É
O SETANIENSE JOSESSANDRO ANDRADE (TORTURA DA FOME)

Hoje vi uma cena
Qua há muito tempo não via
Gente nas portas das casas
Com a barriga vazia
Pois pra comer não tem nada
E já desacostumada
Pede o pão de cada dia
Hoje vi uma cena
De pura hipocrisia
Na TV um deputado
Que vive na mordomia
 Só Querendo Vender armas
 Pura psicopatia
 Banalizando o porte
Na fatal demagogia
 Prometendo a matança
 Como forma de folia
 E num delírio febril
Como quem ora e vigia
Faz chapéu Napoleônico
Com o jornal de Outro dia
Brada por Ordem e Progresso
Morte por asfixia
Choque elétrico Pau de Arara
Pra interrogar a vadia
Grita  bem  alto dizendo:
Eu  sou o Napoleão
Pode matar a vontade
Tiro em ocupação
De pistola ponto 40
De  fuzil e mosquetão
 Metralhadora e doze
Se for manifestação
 É pra matar trinta mil
Diz a sua falação
Essa gente que não sente
É nem conhece o povão
Pensa que com facilidades
Se distribui salvação
Revolver não enche bucho
Nem cacete é solução
Também venha com sobras
Numa humilhante ração
Que a fome é pior tortura
Faz no corpo uma prisão
Para a carne e a  alma
São presas de um só grilhão
Mesmo dentro do estômago
Faz um ronco de Trovão
Dar um nó grande lá nas tripas
Intestino é confusão
Comer é ato de Glória
 É mais que uma refeição
É ritual e manejo
É festa celebração
Da feira até o mercado
Faz feliz toda nação.
Josessandro Andrade

NO QUADRO QUEBRANDO O TABU COM O PROFESSOR JHOW QUEREMOS  QUE ELE COMENTE O PENSAMENTO DA FILÓSOFA JUDITH BUTLER ”Sempre fui uma feminista. Isso significa que eu me oponho à discriminação das mulheres, a todas as formas de desigualdade com base no gênero, mas também significa que exijo uma política que leve em consideração as restrições impostas pelo gênero no desenvolvimento humano”.

 NO QUADRO PRESTANDO CONTAS: COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES  QUEREMOS SABER QUAIS FORAM AS AÇÕES DA SECRETARIA DURANTE A SEMANA. Prestação de contas oral.
ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA

1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TABIRA SEDIA REUNIÃO SOBRE A V CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
A Secretaria de Juventude e Meio Ambiente de Tabira participou na quarta-feira, 08 de outubro de 2017, na Secretaria de Educação de Tabira de uma reunião com Flávia, Consultora do MEC, Cilda da Secretaria de Educação do Estado, Coordenadoria Ambiental e Sélton, representante do Coletivo Jovem do Meio Ambiente e Gestores das escolas municipais e estaduais sobre a V Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente para discutir a organização das Conferências que devem ocorrer em várias escolas do município de Tabira, as quais devem elaborar um projeto sobre a temática da água e eleger o delegado que participará da Conferência Estadual. Fonte: Blog Tabira Notícias

2. PREFEITO SEBASTIÃO DIAS DE TABIRA REBATE OPOSIÇÃO SOBRE CRÍTICAS AO  CÓDIGO TRIBUTÁRIO
Por Dedé Rodrigues
O prefeito Sebastião Dias rebateu a oposição sobre crítica ao Código Tributário no Programa Institucional da Prefeitura, no sábado, 11 de novembro de 2017. Segundo o prefeito “ parte da oposição, muitas vezes sem conhecimento, pois se julgam tributaristas, mas não são, divulga em blog notícias sobre o código que precisam ser esclarecidas. No programa ele leu um documento da presidenta da Câmara de Vereadores Nely Sampaio que esclarece a necessidade do código, além de ser uma orientação do Tribunal de Contas.  

3. VEREADOR DO PT ARISTÓTELES MONTEIRO ESCLARECE A POPULAÇÃO NO PROGRAMA DE HOJE SOBRE O CÓDIGO TRIBUTÁRIO DE TABIRA

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL

4. TRABALHADORES PROTESTARAM DE NORTE A SUL DO BRASIL CONTRA AS REFORMAS DE TEMER
Centrais Sindicais e os movimentos sociais brasileiros saíram às ruas na manhã da sexta-feira (10) para denunciar em protestos unificados a reforma trabalhista de Michel Temer, considerada o maior ataque aos direitos dos trabalhadores em 74 anos da criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A Lei sancionada por Temer entra em vigor neste sábado (11) desequilibrando em favor dos empresários as relações de trabalho. Portal Vermelho

5. ENTRA EM VIGOR  A REFORMA TRABALHISTA QUE VAI PREJUDICAR OS TRABALHADORES NO BRASIL
O texto aprovado altera diversos pontos das regras gerais do trabalho que conhecemos hoje, entre eles, as férias, as horas extras, a jornada de trabalho, a rescisão contratual, as modalidades de contratação e o modo de contabilizar as horas trabalhadas. A maior parte das mudanças contempla principalmente os interesses dos patrões e deixa mais vulnerável a condição do trabalhador. Por isso é importante ficar atento. Leia também:
Portal CTB

6. DESEMPREGO PODE RECOLOCAR BRASIL NO MAPA DA FOME, DIZ DIRETOR DA ONU
O Mapa da Fome é um estudo elaborado desde 1990 pela FAO, principal órgão internacional de incentivo a políticas de combate à fome e à promoção do alimento.
No mundo, de 2015 para 2016, a fome cresceu, pressionada por conflitos armados e crise econômica: são 815 milhões de pessoas vivendo com fome, segundo a instituição  O brasileiro José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a FAO, diz estar preocupado com a possibilidade de o Brasil voltar a ter a fome como um de seus problemas crônicos e estruturais.
“Se o Brasil não conseguir retomar o crescimento econômico, gerar empregos de qualidade e ter um programa de segurança alimentar voltado especificamente para as zonas mais deprimidas, nós podemos, infelizmente, voltar a fazer parte do Mapa da Fome da FAO”, alerta, em entrevista por e-mail ao UOL, da sede mundial da instituição, em Roma (Itália)..
7. TEMER ENVIA AO CONGRESSO O PRIMEIRO CORTE NA HISTÓRIA DO BOLSA FAMÍLIA
O governo de Michel Temer (PMDB) continua dando sequência ao desmonte de todo o tecido de proteção social construído pelos governos Lula e Dilma. No novo projeto do Orçamento para 2018, enviado semana passada ao Congresso Nacional, Temer propõe reduzir os recursos a serem destinados ao programa Bolsa Família. O governo propõe destinar R$ 28,7 bilhões ao programa em 2018, o que representa uma queda de 3,7% em relação a 2017. No Orçamento deste ano, haviam sido reservados R$ 29,2 bilhões. "Os valores incluem despesas totais, como aquelas com identificação dos beneficiados e com disseminação de informações acerca do projeto", diz a matéria do Valor.
Trata-se de uma reducação de meio bilhão de reais - menos do que Temer liberou em emendas parlamentares para conseguir barrar a segunda denúncia enviada pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal, por formação de quadrilha e obstrução de Justiça.

8. POVO BRASILEIRO VAI SENTIR NO PRÓXIMO ANO OS EFEITOS DA “PEC DO FIM DO MUNDO”
Com o título a prévia do orçamento de 2018 e a luta de classes o economista David Deccache
Resume a PEC – 241 “ É assustador olhar o impacto da PEC do fim do mundo (PEC 241, agora EC 95) na prévia do orçamento de 2018. No próximo ano sentiremos na pele a loucura que é o teto dos gastos no primeiro ano em que ele “funcionará para valer”, revelando sua face mais cruel. Fonte: Palanque Aberto
Por David Deccache*


9. O BRASIL PRECISA COBRAR MAIS IMPOSTOS DOS MAIS RICOS
Por Dedé Rodrigues
Uma matéria de  Joana Rozowykwiat publicada no portal Vermelho, mostra que os impostos indiretos, sobre consumo de produtos e serviços, recaem mais sobre os que ganham menos. No Brasil, 51,28% dos impostos vêm do consumo. Os salários contribuem com 24,08% dos impostos, a renda com 18,1% e a propriedade com apenas 3,93%. A média internacional de imposto sobre propriedade é de 8% a 12%. No Brasil, os assalariados têm seus impostos descontados na fonte. Já os empresários que recebem lucros e dividendos não pagam imposto de renda desde 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Nos Estados Unidos, lucros e dividendos são taxados em 21,2%, na França em 38,5%. A maior alíquota de imposto de renda no Brasil, para os que ganham mais, é de 27,5%. Nos Estados Unidos, é de 39,6%, na Alemanha é de 45% e na Suécia é de 56,7%.

10. 79% NÃO VOTARÃO EM DEPUTADOS QUE APROVARAM "REFORMA" TRABALHISTA
Oito em cada dez brasileiros não votarão em deputados que aprovaram a "reforma" trabalhista – a Lei nº 13.467/2017, que entra em vigor neste sábado (11). Segundo pesquisa feita a pedido da CUT pelo instituto Vox Populi, 79% dos entrevistados manifestaram rejeição aos parlamentares que apoiaram a nova lei.
 Fonte: RBA


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO

11. TRUMP CHEGA À SEUL E MANTÉM TENSÃO QUANTO À COREIA POPULAR 
O presidente Donald Trump esteve na Coreia do Sul na última terça-feira (7), onde se encontrou com o líder do país, Moon Jae-in; apesar de ter parecido mais otimista quanto às negociações com a Coreia Popular, o tom de ameaça ainda persiste
A Coreia Popular interpretou a presença de Donald Trump em território asiático como provocação, segundo a mídia estatal do país. “O regime de Kim Jong-un está preparado para responder de forma decisiva e sem misericórdia, através da mobilização de todas as suas forças” às “loucuras” do líder norte-americano; “ninguém pode prever quando o velho lunático que ocupa a Casa Branca vai perder a cabeça e começar uma guerra nuclear. Devemos lembrar-lhe, mais uma vez, que se quiser evitar a ruína, deverá parar com as suas provocações”, escreveu o jornal Rodong Sinmun. Por Alessandra Monterastelli *
* estagiária no Portal Vermelho 

12. FASCISTA VENCE NA SICÍLIA E LANÇA DIREITA À RECONQUISTA DA ITÁLIA
Centro-esquerda afunda nas eleições regionais sicilianas, último grande teste nas urnas antes das legislativas de 2018. Movimento 5 Estrelas começa a preparar-se para ter como rival uma aliança de direita. Fonte: Publico 

NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, 49,7 MILHÕES DE PESSOAS AGORA SÃO POBRES, E 80% DE TODA A POPULAÇÃO DAQUELE PAÍS ESTÁ BEM PRÓXIMO A ELA
por Simeon Ari | para o Political Blindspot (Artigo por Simeon Ari; Foto via AP Photo)

14. CRESCE MEDO DE NOVO COLAPSO ECONÔMICO MUNDIAL
Grandes bancos anulam a regulação, o dinheiro não vai para a economia real e o medo da reedição de 2008 aumenta.
Na quinta-feira (19), o G-77 e a China divulgaram um alerta sobre a necessidade de reformar o sistema financeiro internacional, inclusive com adoção de severa regulamentação, para reduzir e desencorajar a especulação. Por Carlos Drummond Fonte: Carta Capital 



Nenhum comentário:

Postar um comentário