domingo, 26 de novembro de 2017

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 125




RESUMO. 

DATA:  25 de novembro de 2017

PENSAMENTO DO DIA:
“O Brasil precisa construir a unidade daqueles que querem colocar o Brasil e o povo brasileiro em primeiro lugar”.  Manuela D’avila pré-candidata a presidenta pelo PC do B. 

NA POESIA DA SEMANA O POETA HOMEAGEADO DE HOJE É BERTOLD BRECHT, IN 'LENDAS, PARÁBOLAS, CRÓNICAS, SÁTIRAS E OUTROS POEMAS'  Louvor do Revolucionário.
Quando a opressão aumenta
Muitos se desencorajam
Mas a coragem dele cresce.
Ele organiza a luta
Pelo tostão do salário, pela água do chá
E pelo poder no Estado.
Pergunta à propriedade:
Donde vens tu?
Pergunta às opiniões:
A quem aproveitais?
Onde quer que todos calem
Ali falará ele
E onde reina a opressão e se fala do Destino
Ele nomeará os nomes.
Onde se senta à mesa
Senta-se a insatisfação à mesa
A comida estraga-se
E reconhece-se que o quarto é acanhado.
Pra onde quer que o expulsem, para lá
Vai a revolta, e donde é escorraçado
Fica ainda lá o desassossego.

NO QUADRO QUEBRANDO O TABU COM O PROFESSOR JHOW QUEREMOS  QUE ELE COMENTE A FRASE DE  ALBERT EINSTEIN:
Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.

 NO QUADRO O POVO QUER SABER COM ANTONIO DE DU A GENTE VAI PERGUNTAR A ELE  POR QUE A REFORMA TRABALHISTA DE TEMER É UM GRANDE RETOCESSO NAS RELAÇÕES ENTRE PATRÕES E EMPREGADOS? 

 NO QUADRO PRESTANDO CONTAS: COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES  QUEREMOS SABER QUAIS FORAM AS AÇÕES DA SECRETARIA DURANTE A SEMANA. Prestação de contas oral.

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA


1. HOSPITAL DE TABIRA REALIZOU 32 PEQUENAS CIRURGIAS NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA
Na última quinta-feira, 23, o Dr. Antônio Valdir Sales esteve no Hospital Luiz José da Silva Neto, para realizar pequenos procedimentos cirúrgicos. Ao todo foram realizadas 32 cirurgias, entre elas, vinte e quatro para a retirada de sinas e cistos e oito cirurgias de fimose.


Aconteceu na quinta-feira, 23, em Serra Talhada, a Pré-Conferência Regional de Cultura do Sertão do Pajeú. Promovida pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e FUNDARPE, a plenária regional foi uma preparatória para a IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco, cuja Plenária Final acontecerá até o final de março de 2018, com o tema: “Um Plano Estadual de Cultura para Pernambuco”. Fonte: Blog do Povo

A prefeitura de Tabira por meio da secretaria de obras está finalizando o trabalho de drenagem das águas pluviais em frente ao Hospital. Na última quinta-feira, 16, a equipe de reportagem do Blog do Povo acompanhou o secretário Claudio Alves para averiguar o andamento da obra. Blog do Povo

4. CHAPA 1 VENCE AS ELEIÇÕES NO SINDICATO DOS PROFESSORES DE PERNAMBUCO
109 urnas apuradas
Total de votos válidos 5. 631
Chapa 1 - 4.313 – (76,6%)
Chapa 2 – 1318 votos (23, 4%).
Fonte: Página do facebook de Antonieta Trindade – Vice - presidenta eleita. 


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL

5. GLOBO PASSA A SEMANA BATENDO NA CRISE DA SAÚDE, MAS DEFENDE A ADOÇÃO DE MEDIDAS QUE AGRAVARIAM O PROBLEMA
Por Dedé Rodrigues
Quem assistiu a Rede Globo de Televisão essa semana viu diversas denúnicias sobre a crise no SUS, Sistema Único de Saúde,  nas Santas Casas e no Rio de Janeiro.  Falou-em crise bilionária,  22 bilhões, corte em formação de médicos por cinco anos, cortes em remédios, cortes em universidades públicas, dívida pública de 73% do PIB,  gastos públicos direcionados para os mais ricos, 280 bilhões, tributação de super aposentadorias como solução e, por aí vai. O problema é que logo em seguida a globo defende as medidas que devem ser tomadas pelo governo, como a  reforma da Previdência e mais privatizações nos Estados,  como solução para a crise. Isso só vai agravar ainda mais a crise. Não fala em taxação das grandes fortunas, das grandes heranças e do capital rentista, pois os donos da Globo estão entre aqueles 6 brasileiros que tem mais dinheiro do que 100 milhões de brasileros. Isso explica tudo.

6. PREFEITURAS DE PERNAMBUCO ESTÃO EM SINAL DE ALERTA DEVIDO A FOLHA DE PAGAMENTO
Por Dedé Rodrigues
Segundo um estudo do Tribunal de Contas de Pernambuco, das 185 prefeiruras, 92 delas descumpriu o limite com a despesa de pessoal, descumprindo a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Como solução elas precisam demitir, caso contrário os prefeitos poderão ser penalizados e os municípios proibidos de firmar convênios com o Governo Estadual e Federal. Será que não já temos aí o resultado também das medidas de cortes de gastos do Governo Temer? 24 Prefeituras já demitiram  3 mil pessoas e, para o ano de 2018, quando a PEC do Teto dos Gastos será parâmetro para os gastos públicos como ficarão os municípios? Por certo as coisas vão piorar.     

7. DESEMPREGO ENTRE JOVENS BRASILEIROS É O DOBRO DA MÉDIA MUNDIAL
Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que os jovens são 35% dos desempregados no mundo. O Brasil é destaque negativo. A taxa do país corresponde a mais que o dobro da média mundial. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, no terceiro trimestre o número de desempregados de 18 a 24 anos somava 4,2 milhões e com 25 a 39 anos, 4,4 milhões.
A taxa global de desemprego dos jovens passou de 12,3%, em 2008, para um projeção de 13,1% no ano que vem. Na América Latina e no Caribe varia de 16% a 19,5%, fica estável na Europa Ocidental (de 14,3% para 14,2%) e cai na América do Norte (de 12,6% para 11,1%). Tem seu nível mais alto nos Estados árabes (projeção de 29,7%) e o menor, na Ásia Oriental (10,5%).
 Fonte: RBA

8. 160 PAÍSES SE MOBILIZAM PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Começa neste sábado (25) a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres – uma mobilização anual que já atinge mais de 160 países pelos direitos das mulheres a uma vida digna e sem medo. Fonte: Portal CTB

9. CENTRAIS CONVOCAM GREVE NACIONAL PARA O PRÓXIMO DIA 05 CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Em reunião realizada nesta sexta-feira (24) na sede da Força Sindical, representantes das centrais sindicais brasileiras definiram greve nacional no dia 5 de dezembro, às vésperas da data em que o governo Michel Temer pressiona para ser votada no plenário da Câmara a nova versão da reforma da Previdência. Portal Vermelho
Por Railídia Carvalho



ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO

10. BOLÍVIA É PAÍS QUE MAIS REDUZIU DESIGUALDADE SALARIAL NOS ÚLTIMOS 15 ANOS NA AMÉRICA LATINA, DIZ RELATÓRIO
Um relatório do Banco Mundial publicado na semana passada informou que, nos últimos 15 anos, a Bolívia atingiu o melhor desempenho na redução da diferença salarial entre os países da América Latina.
Segundo o coeficiente de Gini, parâmetro utilizado na pesquisa, a desigualdade de salários no país, que, em 2003, correspondia a 0,53, agora está em 0,44. O coeficiente de Gini indica um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde ao melhor indicador, ou seja, a igualdade absoluta; e 1, o pior. *) Publicado em português no Brasil de Fato

11. THE GUARDIAN: TRANSNACIONAIS ATUARAM PARA MUDAR LEIS BRASILEIRAS
0 ministro do comércio do reino unido, greg hands, fez lobby com o governo brasileiro para beneficiar grandes companhias petrolíferas britânicas, especificamente a bp, a shell (anglo-holandesa) e a premier oil. a revelação foi feita pelo jornal the guardian no último fim de semana. Segundo a publicação britânica, Hands atuou para que as regras tributárias e ambientais brasileiras fossem flexibilizadas. Além disso, reivindicou também que fosse reduzida a política de conteúdo nacional na cadeia do petróleo, ou seja, a obrigatoriedade de uso de componentes produzidos no Brasil. Esta não é a primeira vez que a atuação das petrolíferas transnacionais na política brasileira é denunciada. Em 2010, o site Wikileaks revelou que o então candidato tucano José Serra havia prometido alterações nas regras do pré-sal caso ganhasse as eleições. As mudanças ocorreram em novembro de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff, com a aprovação de Projeto de Lei do próprio Serra.
 Fonte: Brasil de Fato

12. CHINA SUPERA EUA COMO ECONOMIA MAIS FORTE DO MUNDO
A China superou os Estados Unidos como sendo a economia mais forte do mundo. A conclusão é fruto de uma atualização sobre o conceito PIB(produto interno bruto) que tinha uma mensuração presa apenas ao dólar. Os Estados Unidos se mantém em primeiro(2016) sem esta atualização. O Banco Mundial , em abordagem nos seus relatórios, passou aplicar a comparação de preços regulando os valores a realidade do câmbio, chegando a conclusão que a China ultrapassou os Estados Unidos. Fontes : Banco Mundial e Bloomberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário