O candidato da esquerda Ollanta Humala venceu as eleições presidenciais no Peru com mais de 5% de vantagem sobre Keiko Fujimori, revelam três pesquisas de boca de urna neste domingo.
Segundo o instituto Ipsos, Humala obteve 52,6% dos votos, contra 47,4% para Keiko Fujimori, o que dá uma margem de 5,2 pontos para o candidato da aliança Ganha Peru.A pesquisa CPI aponta Humala com 52,5% dos votos, contra 47,5% para Fujimori, uma vantagem de 5 pontos, enquanto o instituto Datum informa 52,7% a Humala e 47,3% para Fujimori, com diferença de 5,4 pontos percentuais.
O Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa comemorou em Madri "a derrota do fascismo (...) e a grande vitória da democracia no Peru". "Nos livramos de uma ditadura que foi corrupta e sangrenta e queria voltar ao poder. Os peruanos agiram com grande responsabilidade, precisamos celebrar".
Magdalena Chu, principal autoridade da justiça eleitoral, afirmou que os resultados oficiais começarão a ser divulgados a partir das 20H00 local (22H00 de Brasília).
Quase 20 milhões de peruanos foram convocados para escolher o sucessor de Alan García, em mais de 100 mil locais de votação, por todo o país.
Com agências
Editado por Dedé Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário