sábado, 4 de junho de 2011

Mais um hediondo crime do império do Norte

Messias Pontes *


Notícia sobre os crimes praticados pelo imperialismo, notadamente o norte-americano, não é mais novidade. Porém o último chama a atenção do mundo civilizado pela crueldade cometida por quem, cinicamente, fala em defender os direitos humanos. Trata-se da proibição da compra, por Cuba, de remédio para tratar crianças com câncer. O governo dos Estados Unidos obstaculizou que Cuba pudesse comprar dos laboratórios Abbott os anestésicos sevoflurane e dexmetomidina.A denúncia feita pelo presidente da Sociedade Cubana de Anestesiologia e Reanimação, Humberto Saínz Cabrera, foi publicada pelo jornal espanhol La República.

Existem em Fortaleza médicos formados em Cuba atuando nos bairros Praia do Futuro, Goiabeiras, José Walter, Mudubim, Pirambu, Vila Velha Barra do Ceará, Pici, Henrique Jorge e Pio XII; no interior cearense existem dezenas deles atuando em Madalena, Quixeramobim, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Sobral, Senador Pompeu, Icapuí, dentre outros.

Há muita pobreza em toda a Ilha, porém não existe miséria. A alegria do povo é contagiante e sua cultura é muito parecida com a nossa. O povo cubano, tanto na capital como no interior do país, tem uma verdadeira veneração ao ex-presidente Lula que eles dizem ser amigo do Comandante Fidel e de Cuba.

Vale a pena conhecer Cuba, mesmo os que discordam.
* Diretor de comunicação da Associação de Amizade Brasil-Cuba do Ceará, e membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará e do Comitê Estadual do PCdoB.
* Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.

Editado por Dedé Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário