segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ibope: Geraldo alcança 46% e fica perto da vitória no 1º turno


Geraldo Julio (PSB) ampliou a vantagem sobre os seus concorrentes na corrida pela Prefeitura do Recife e ficou perto de vencer a disputa já no 1º turno, segundo a quinta pesquisa Ibope/TVGlobo/Folha de Pernambuco, divulgada neste domingo (23). Com 46% dos votos válidos, o candidato está a 4% mais um voto de liquidar a fatura no dia 7 de outubro. Ele abriu 17 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, Daniel Coelho (PSDB), que obteve 29%.


 geraldo e luciano  Geraldo e Luciano Siqueira, rumao à Prefeitura do Recife

No comparativo com Humberto Costa, terceiro na pesquisa, Geraldo tem 27 pontos percentuais a mais. O petista marcou 19% dos votos válidos e foi ultrapassado pelo tucano. Mendonça Filho (DEM) foi o quarto, com 5%, 41 a menos que o líder.

Na pesquisa estimulada, Geraldo subiu seis pontos percentuais em relação ao último levantamento e lidera com folga. O socialista foi de 33%, no dia 3 de setembro, para 39%. São 15 pontos percentuais à frente de Daniel Coelho, que fechou em 24% - na última, ele tinha 15%. Em relação a Humberto Costa, Geraldo abriu 23 pontos de vantagem. O senador caiu de 25% para 16%.

Em relação a Mendonça, que foi de 8% para 4%, a distância é ainda maior: 35 pontos. Brancos e nulos registraram 9%, enquanto que 6% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder. Edna Costa (PPL) empatou em 1% com Esteves Jacinto (PRTB), que não é mais candidato. Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) não foram citados.

Geraldo Julio - que tem como comanheiro de chapa Luciano Siqueira - também disparou na frente dos concorrentes na pesquisa espontânea, onde os entrevistados não têm acesso ao nome dos candidatos. Geraldo marcou 33%, 12 pontos percentuais a mais que Daniel Coelho, que computou 21%. Humberto Costa vem em seguida com 13%, 20 a menos que Geraldo. A distância para Mendonça Filho (DEM), que teve 3%, é de 30 pontos. Indecisos fecharam em 13%; brancos e nulos em 10%.

Potencial de vitória

O Ibope também aferiu o potencial de vitória dos concorrentes à prefeitura, onde, independente do seu voto, o entrevistado aponta o candidato que vencerá a disputa em sua opinião. Mais uma vez Geraldo Julio terminou na liderança. Nada menos que 65% das pessoas ouvidas acreditam que o postulante será o próximo prefeito do Recife.

Humberto Costa, que figura em terceiro na maioria dos cenários, ficou em segundo nesse, com 13%. O senador trocou de posição com Daniel Coelho, citado por 8% dos entrevistados. Já Mendonça foi apontado por apenas 1%. Ao todo, 11% não quiseram ou não souberam responder. Os demais postulantes não pontuaram.

Segundo turno

Caso a eleição vá para o segundo turno, a vitória de Geraldo é atestada pelo Ibope nos dois cenários em que o ex-secretário foi colocado. No embate contra Humberto Costa, a vantagem é maior: 30 pontos percentuais. Geraldo fechou em 57%, ante 27% do petista. Brancos e nulos foram 13%; não souberam ou não quiseram responder, 4%.

O socialista também venceria Daniel Coelho com uma folga de 14 pontos no segundo turno: 49% do socialista frente a 35% do tucano. Brancos e nulos foram 11%; não souberam ou não quiseram responder os mesmos 4%.

Com Um Novo Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário