quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Comunistas franceses advertem sobre corrida armamentista da Otan

 


O Partido Comunista Francês (PCF) advertiu nesta terça-feira (9) que os acordos da recente cimeira da Otan em Gales constituem uma séria ameaça para a paz na Europa e acarretarão uma nova corrida armamentista.


Prensa Latina
Cúpula da Otan

A Aliança Atlântica, sob a pressão de Washington, decidiu criar uma força de reação rápida, identificada como a verdadeira ponta de lança, capaz de mobilizar 800 soldados em 48 horas e até sete mil em uma semana, destaca o PCF em um comunicado.

Precisa o texto que esta força se instalará na Romênia, Polônia e nos países bálticos fronteiriços com a Rússia pela primeira vez após a desintegração da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.


Os comunistas franceses ressaltam o paradoxo de adotar esta posição depois do acordo de cessar-fogo assinado entre o governo da Ucrânia e as repúblicas de Donestsk e Lugansk, o que constitui uma verdadeira oportunidade para pôr fim ao conflito nesse país.

O PCF deseja a suspensão total das operações militares na Ucrânia e a abertura de verdadeiras negociações que levem em conta os interesses de todos os seus cidadãos.

Depois de rechaçar as sanções impostas pela União Europeia contra a Rússia, o Partido Comunista Francês advoga por relançar um processo de normalização duradoura das relações entre ambas as partes, que conduza a um novo sistema de segurança coletiva e preventiva, fora das garras da Otan.

Fonte: Prensa Latina




Nenhum comentário:

Postar um comentário