sábado, 27 de setembro de 2014

Dilma sobre regulação da comunicação: “Estamos maduros para isso”

 


A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, se encontrou com jornalistas blogueiros, nesta sexta-feira (26), no Palácio da Alvorada, em Brasília. Dilma ouviu as propostas e reivindicações dos blogueiros e respondeu às suas perguntas.


Ichiro Guerra
  
Participaram do encontro oito blogs representados por Altamiro Borges, (Blog do Miro e Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé); Miguel do Rosário (O Cafezinho), Renato Rovai (Revista Fórum), Paulo Moreira Leite (Brasil 247), Kiko Nogueira (Diário do Centro do Mundo), Conceição Oliveira (Maria Frô), Conceição Lemes (Viomundo) e Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania).

O jornalista Altamiro Borges, foi o primeiro a perguntar, e falou da necessidade de regulação dos meios de comunicação como forma de fortalecer a democracia. “Por que nada foi feito no seu governo a respeito dessa questão?”, questionou o jornalista lembrando que países como Estados Unidos e México já promoveramaltami tais medidas.
Concentração


Dilma, por sua vez, adiantou que este será um tema que pretende mexer num eventual segundo mandato. “O Brasil tem que regular. Há uma grande concentração e é uma coisa que as pessoas demandam. Todos percebem que é um setor que deve ser regulado, assim como é regulado o setor do petróleo, do transporte”, declarou a presidenta.

Para Dilma, a concentração é altamente negativa para as relações da sociedade e pontuou: “A regulação de qualquer seguimento deve ser feita pela base econômica. Não há porque a comunicação ser diferente”.

A presidenta advertiu que, diferente do que alguns setores tentam induzir, a regulação não é controle de conteúdo. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Controle de conteúdo não é de países democráticos é de ditatoriais. Vamos impedir os oligopólios se instalem”.

Constituição garante

Dilma lembrou que tal medida está prevista na Constituição Federal: “O artigo 220 parágrafo 5º diz que os meios de comunicação não podem ser objeto do monopólio e oligopólios. Portanto, cabe regulação”.

A candidata à reeleição disse ainda que “os meios de comunicação devem informar, educar e transmitir informação”. “Existe diversidade cultural e regional que precisa ser respeitada. É preciso regionalizar o conteúdo e promover a diversidade cultural. A Constituição também estabelece isso”.

Para Dilma, é hora de fazer a regulação dos meios de comunicação, pois o País está preparado. “A concentração econômica dificilmente leva a uma simetria. Acho que estamos maduros para fazer isso. E quando digo que sou a favor da regulação econômica, também sou a favor da Lei do Cabo [TV a Cabo]”, finalizou a presidenta.

Da redação do Portal Vermelho, Dayane Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário