quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Colômbia aprova lei de adoção para casais gays


A Corte Constitucional da Colômbia aprovou nesta quarta-feira (4) a medida que permite casais gays adotarem crianças. A aprovação histórica contou com seis votos a favor e dois contra.


Jornal Del Llano
A Corte Constitucional aprovou, com seis votos a favor e dois contra, a medida que permite casais gays adotarem
A Corte Constitucional aprovou, com seis votos a favor e dois contra, a medida que permite casais gays adotarem

A resolução foi baseada nos documentos apresentados pelo Instituto Colombiano de Bem Estar Familiar e pelo ministério da Saúde do país. O argumento utilizado por estas duas instituições é de que não há impedimentos para uma criança viver um lar onde os pais sejam do mesmo sexo. 

O debate foi impulsionado pela Corte que concordou com o fato de que há mais obstáculos para os casais adotarem crianças do que para os casais heterossexuais. 

No entendimento dos juízes, a orientação sexual não é determinante para aprovar ou não uma solicitação de adoção, mas sim outros requisitos relacionados ao bem estar da criança. “Em caso de existir algum impedimento, estes dizem respeito outros fatores, como a situação econômica, relações conturbadas dentro do grupo familiar, papel inadequado dos pais, violência familiar e outros problemas deste âmbito”, afirma a resolução. 

Durante a exposição da proposta o juiz Jorge Iván Palacio detalhou que os processos de adoção devem assegurar a idônea estabilidade dos solicitantes. “Sem que eles precisem passar por uma avaliação sobre a orientação sexual, caso isso aconteça será tratado como discriminação”.



Do Portal Vermelho, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário