quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O BRASIL FICOU MAIOR QUE O REINO UNIDO. E AGORA?

POR QUE O BRASIL VÊM CRESCENDO NOS GOVERNOS LULA E DILMA?


O que há, de fato, é que o Brasil reencontrou, nos três últimos mandatos presidenciais, a vocação do crescimento. Os temas principais da política econômica deixaram de ser aqueles que interessam diretamente à especulação financeira (cortes nos gastos públicos, austeridade fiscal e coisas do gênero) e a busca do crescimento e do bem estar dos brasileiros passou a fazer parte das preocupações daqueles que conduzem o país e a economia.

POR QUE O BRASIL NÃO CRESCIA ANTES?

Sob Fernando Henrique Cardoso e a ortodoxia neoliberal era uma heresia propor ou pretender que o Estado e o governo tivessem responsabilidades na promoção do desenvolvimento. Deu no que deu: o Brasil parou durante duas décadas em consequência daquelas políticas econômicas antinacionais e antidesenvolvimentistas adotadas por aqueles governos marcados pelo atraso e pelo retrocesso

QUAIS SÃO OS DESAFIOS QUE O BRASIL TEM AINDA PELA FRENTE?


Há um caminho longo ainda, é preciso reconhecer. Ele será pavimentado pelo aprofundamento da opção pelo desenvolvimento hoje hegemônica e pela derrota e superação do entulho neoliberal formado pelo tripé que favorece a especulação financeira. Isso vai permitir que o país consolide a busca do crescimento e do bem estar, que dependem da distribuição de renda, do fortalecimento e democratização das relações de trabalho, da consolidação da democracia no país e da derrota do vampirismo que drena recursos públicos do orçamento para um pequeno punhado de famílias super-ricas que parasitam a vida financeira do país.

Entrevista simulada com o Jornalista José Carlos Ruy.
Fonte: Portal Vermelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário