Celac avança não só para integração, mas para independência da AL
Nesta sexta-feira (2) terá início, em Caracas, um processo histórico para toda a América Latina. Os chefes dos 33 países que compõem a região deverão constituir a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), uma organização de caráter político e integracionista, que reunirá, pela primeira vez, os chefes de Estado da região sem a presença dos Estados Unidos ou de países europeus.
A constituição da Celac é um reflexo do nível avançado dos povos da América Latina e do Caribe por sua emancipação, integração e independência, como escreveu Ángel Guerra Cabrera para o jornal mexicano La Jornada.
O sonho da unidade latino-americana teve seu ponto de partida em 1824 com a convocação de Simón Bolívar ao Congresso do Panamá, com a intenção de criar uma federação das repúblicas recém-independentes. A ideia original foi elaborada por Francisco de Miranda, que propunha a criação de uma grande e única nação à qual se nomearia Grã Colômbia.Para ler na íntegra: http://www.portalvemelho.com.br/
Assista o vídeo abaixo. Só 2 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário