quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Chineses elegem deputados para as Assembleias Populares locais



Xi Jinping vota em uma sessão na cidade de PequimXi Jinping vota em uma sessão na cidade de Pequim
Xi realizou o seu voto num posto em Huairentang, o posto eleitoral de Zhongnanhai, no distrito de Xicheng, juntamente com outros 1,200 votantes.

O presidente disse que as votações distritais e municipais são um evento político de peso para o país, requerendo a adesão da liderança do Partido, espírito democrático e uma atuação de acordo com as leis, de modo a assegurar os direitos do povo de votar e de ser eleito.

O presidente chinês apelou à tolerância zero para quaisquer violações dos regulamentos e leis nas eleições.

Seis outros membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, incluindo o primeiro-ministro Li Keqiang e o deputado Zhang Dejiang, também efetuaram os seus votos em Pequim.

Os deputados – 4,373 a nível distrital e 9,946 municipal – após eleitos, irão votar para o novo alinhamento dos governos locais na sessão plenária legislativa.

Na capital existem cerca de 12,260 postos de votação ao longo dos vários distritos e regiões.

Song Huiying, do distrito de Xicheng, que visitou um posto para deixar o seu voto, disse: “A nossa comunidade tem problemas severos com o ambiente. Espero que os deputados que elegermos possam atender às nossas preocupações e resolver esses problemas”.

Zhu Guangwei, de 84 anos, que vota em eleições desde 1954, disse que “os meus 17 cartões de votante testemunharam o meu exercício de direitos de democracia”.

Tal como Pequim, muitas cidades começaram ou irão começar a eleição para novos legisladores.

Mais de 900 milhões de eleitores em toda a nação irão eleger mais de 2,5 milhões de novos deputados, de acordo com um comunicado emitido pelo Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional.


Fonte: Diário do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário