terça-feira, 1 de novembro de 2016

Fim do PC e da própria URSS servem de lição para comunistas da China



Xi Jinping, durante sessão plenária do Comitê Central do PCChXi Jinping, durante sessão plenária do Comitê Central do PCCh
Aprofundar a reforma, avançar no Estado de direito, e construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos são o foco da terceira, quarta e quinta sessão plenária do 18º Comitê Central do PCCh, respectivamente. A governança rigorosa do Partido é o foco da sexta, que começou segunda-feira (24).

Esse foco, conhecido como parte das “Quatro Abrangentes”, é amplamente visto como o esboço estratégico e importante pensamento de governança do Comitê Central do PCCh com Xi Jinping como o secretário-geral.

Com o fim de estudar e implementar os projetos do mais alto nível para a governança rigorosa do Partido, a sexta sessão plenária tomará a visão estratégica de “Quatro Abrangentes” para novas alturas.

A governança rigorosa do Partido não é nova. Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh em 2012, a liderança do PCCh prometeu implementar firmemente a governança abrangente e rigorosa do Partido. Isso incluiu uma diretriz “de oito pontos” contra a burocracia e a extravagância, e a campanha “linha das massas” para aproximar os funcionários públicos da população.

A liderança também fez grandes esforços para combater a corrupção, que acredita que pode ameaçar a própria sobrevivência do Partido e do Estado.

É natural que as pessoas perguntem por que a governança do Partido é elevada para tal altura até fazer parte integral da estratégia geral.

Para o PCCh, que tem mais de 88 milhões de membros, mais do que a população da Alemanha, ficar leal a sua missão e se manter constantemente revigorado são um árduo desafio.

Para muitos observadores, o PCCh é o partido político mais vigoroso da Ásia, e até do mundo.

Isso pode ser atribuído a uma abordagem séria e meticulosa da vida política que o PCCh implementa há 95 anos, uma tradição boa e uma vantagem política do PCCh.

A governança rigorosa deve começar dentro do próprio Partido. Ao longo dos anos, o PCCh formulou normas básicas de vida política partidária, com princípios, como “buscar a verdade dos fatos”, para ligar a teoria com a realidade e manter ligações estreitas com as pessoas.

As lições históricas da ex-União Soviética e a própria história do PCCh destacam a importância da vida política partidária.

Paralisia pela burocracia, abandono do centralismo democrático e descarte do marxismo como sua teoria orientadora, trouxeram o fim para o partido comunista na União Soviética.

A vida política partidária anormal também causou erros políticos na história do PCCh, como a Revolução Cultural.

As novas circunstâncias exigem novos critérios na vida política do Partido. Até o final de 2015, o número de membros do PCCh excedeu 88 milhões, e mais de 70% deles se juntaram depois da reforma e abertura.

A transição social drástica e profunda levou os membros do PCCh a influências negativas como culto ao dinheiro, hedonismo e individualismo extremo.

A sexta sessão plenária do 18º Comitê Central do PCCh busca estipular normas para a vida política partidária sob novas circunstâncias, revisar documentos sobre a supervisão partidária e solidificar as bases políticas da governança rigorosa do Partido.

Ao projetar a estratégia geral, a reunião consolidará a liderança do PCCh, melhorará a capacidade de governança do PCCh, e criará bases institucionais para completar as tarefas, planos e objetivos gerais estabelecidos pelo 18º Congresso Nacional do PCCh.


Fonte: Resistência

Nenhum comentário:

Postar um comentário