sábado, 4 de março de 2017

Prefeitura de Tabira avança na formação de parcerias para o enfrentamento dos problemas do lixão


dede1A Prefeitura de Tabira, sob o Comando do Prefeito Sebastião Dias,  por intermédio da  Secretaria de Juventude e  Meio Ambiente, dirigida pelo Professor Dedé Rodrigues, em reunião nesta sexta-feira, 03 de março, com o Assessor da Diaconia,  Adilson Viana, Liana Karla,  Psicóloga do CREAS, Luciana Celly, Assistente Social, Lindinalva Sione,  Coordenadoria da Mulher, Thallyta Brito, Ouvidoria, Paulo Ricardo Diretor de Juventude, Josicleide Cordeiro e Dalva Jakelline, estagiárias do IFPE, discutiu a  fase final do projeto do Galpão do lixão e a formação de uma parceria com intuito de fazer o enfrentamento permanente dos problemas relacionados com o lixo produzido em Tabira.  Depois de uma rica discussão foram aprovadas uma série de sugestões que serão encaminhadas pela secretaria e parceiros a partir desse mês de março.

O lixo em Tabira, como na maioria dos municípios brasileiros, não tem um destino adequado, pois faltam no mínimo duas coisas indispensáveis para isso:  educação ambiental da população e  um aterro sanitário.  Esses dois empreendimentos não são simples, pois o aterro carece de recursos que a prefeitura ainda não tem e o outro depende de iniciativa e tempo, pois educação é um investimento, no geral de longo prazo. Porém, algumas iniciativas do poder público calçadas em parcerias, como estão ocorrendo em Tabira, podem minimizar os impactos do lixo produzido no município. 
Uma forma de enfrentar o problema do lixo foi iniciada ainda na gestão anterior com o projeto da Diaconia do Galpão do lixão, local que servirá para a separação do lixo pelos catadores e a produção de alguns materiais recicláveis, cujo galpão está na fase final para a inauguração. O galpão será equipado com computador, balança, talhas, câmeras de vídeos monitoradas pela Guarda Municipal etc. Faltam só colocar um portão no cercado do lixão, sob a responsabilidade da prefeitura e construir uma caixa d’água, fossas e sentar duas bacias sanitárias, sob a responsabilidade da Diaconia.  Em breve essa fase final será concluída para inauguração do   galpão e será feito pela Diaconia um depósito em dinheiro na conta da Associação de Catadores para dar sequência ao trabalho.
Alguns problemas detectados precisarão de um tratamento especial e de um acompanhamento permanente da prefeitura, da secretaria e da Diaconia, são eles: o estímulo a organização da Associação dos Catadores, acompanhamento psicossocial dos catadores, educação ambiental nas escolas e o descarte certo do lixo orgânico que vira lavagem para porcos, do vidro, de animais mortos, do papel higiênico e do plástico sujo. 
A frase de Adilson da Diaconia “quem quer trabalhar sempre encontrará parceiros” serve de estimulo para uma reunião que acorrerá, entre 27 e 31 de março, com a Associação dos Catadores e com o Conselho Municipal do Meio Ambiente com o objetivo de conseguir mais parceiros e, se possível, inaugurar o galpão para dar sequência a esse importante trabalho ambiental e social em Tabira. Por Dedé Rodrigues no Blog Radar do Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário