quarta-feira, 29 de março de 2017

SECRETÁRIOS DE GOVERNO PARTICIPAM DE REUNIÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE TABIRA



Os Secretários de Governo, Beto Santos de  Agricultura e Dedé Rodrigues de Juventude e Meio Ambiente, com apoio do Prefeito Sebastião Dias,  participaram da reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural de Tabira no dia 29 de março de 2017, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para discutir os seguintes pontos de pauta: a compra do milho da CONAB; levantamento sobre a situação de água e de colheita nas comunidades e a mudança de bancos para  pagamento das aposentadorias.



A discussão sobre o milho que será fornecido para a venda aos agricultores pela CONAB  foi recheada de críticas ao Governo Federal por que a quantidade de toneladas que vem para Tabira caiu muito, no passado, segundo Daniel do IPA “Tabira recebeu em torno de 25 toneladas, nesse ano caiu para 7  toneladas”. 


No levantamento feito pelo conselho,  ouvindo as comunidades nessa reunião, apesar de não dispor dos dados com números, posso afirmar que a situação, embora tenha melhorado em relação a anos anteriores em matéria de chuvas, a situação de água não é boa para boa parte das comunidades e não se espera também um ano bom de colheita. Segundo Joel Mariano “o governo já admite internamente de que esse ano será seco e sinaliza com uma espécie de “bolsa estiagem” para compra de ração para animais que deve ser pago no cadastro do programa bolsa família”.  “Que ração dá para comprar 70,00? Questiona ele. Ele ainda defende que esse dinheiro dessa bolsa estiagem devia vir pelo menos igual ao recurso que é  pago pelo garantia safra, que hoje está em torno de 170,00.  


Outro assunto debatido na reunião foi a mudança de bancos para pagamento de aposentadorias. Segundo o Presidente do Sindicato Rural Maurício “essa mudança foi feita pelo próprio INSS e pegou todos de calça curta”. Ele ainda explicou que como só Tabira tem uma Agência do INSS foram transferidos os aposentados de Santa Terezinha e Solidão pra receber em Tabira no Banco  do Brasil, no Bradesco  mas,  o pior é que jogaram um monte deles  para receber no CICOOB  que não tem estrutura para pagar a tanta gente. Como consequência assistimos filas enormes de pessoas em avançada idade, muitos doentes,  sofrendo para receber um direito líquido e certo, concluo. 


Ele disse também que para piorar a situação dos idosos ainda espalharam notícias de que as aposentadorias iriam ser cortadas, o que não corresponde com a verdade. Maurício ainda informou que depois desse recebimento o aposentado poder requerer a mudança de banco,  se for do seu interesse, mas é muito importante abrir uma conta poupança no lugar de uma conta corrente, evitando as famosas taxas cobradas pelos bancos.



 No final da reunião foi discutido e proposto aos presentes que é preciso fazer uma ampla mobilização dos trabalhadores para cobrar uma intervenção governamental em favor deles para que melhore a proposta de socorro as pessoas atingidas pela seca e devem também se mobilizar contra as reformas da Previdência e trabalhista,  essa última aprovada pelos deputados que apoiam o governo federal. Dia 31 tem greve geral contra as reformas de Temer. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário