sábado, 9 de setembro de 2017

Contratos sem dólar: China pode mudar regras no mercado de petróleo


  

 Tomando em conta que a China é o maior importador de petróleo do mundo, os contratos de futuros em yuanes têm todas as chances de se tornar o novo padrão no mercado.

Um contrato de futuros é um acordo que obriga as partes a comprar ou vender um ativo por um preço fixo e para ser entregue em um prazo futuro estipulado antecipadamente.

É de assinalar que atualmente apenas os contratos de petróleo WTI e petróleo Brent são negociados no mercado de futuros mundial e ambos são denominados em dólares.

O surgimento de um novo contrato de futuros em yuanes permitirá aos exportadores, como a Rússia e o Irã, não mais usar o dólar.

Os compradores poderão pagar o petróleo em yuanes ou ouro, depois de converterem o yuan em onças de metal precioso.

De acordo com o portal russo Vesti Finance, muitos especialistas, incluindo norte-americanos, reconhecem que agora as regras do jogo no mercado global de energia podem mudar.

Com essa inovação, a China planeja reduzir o domínio do dólar nos mercados de commodities. O novo tipo de contrato de futuros é de grande interesse para os países contra os quais os EUA aplicam uma política externa muito agressiva. Entre estes países estão a Venezuela, o Irã, o Qatar e outros. 

 Fonte: Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário