quinta-feira, 28 de abril de 2011

MILITARES SOFREM CONDENAÇÃO POR CRIMES NA DITADURA QUE HOUVE NO CHILE E, NO BRASIL?.

Militares chilenos são condenados por sequestros na ditadura

Cinco militares chilenos, um deles ex-subsecretário de Relações Exteriores, foram condenados pela Suprema Corte da cidade de Linares a diferentes penas que cumprirão em liberdade condicional, pelo desaparecimento de nove pessoas durante a ditadura militar, informou o poder judiciário.

"A Suprema Corte ditou a sentença definitiva na investigação pelos sequestros registrados a partir de setembro e dezembro de 1973 na cidade de Linares", cerca de 300 km ao sul de Santiago durante o regime militar liderado por Augusto Pinochet (1973-1990), indica o comunicado.

Entre os sentenciados está o subsecretário de Relações Exteriores da ditadura militar, Humberto Julio Reyes, que foi condenado a três anos de prisão com o benefício da liberdade condicional.

Os outros quatro militares, dois generais, um coronel e um suboficial, foram condenados a cinco anos de prisão que também serão cumpridos em liberdade condicional. Os tribunais chilenos mantêm abertos cerca de 350 processos por sequestros, tortura, prisões ilegais ou conspirações durante a ditadura chilena, que envolvem por volta de 700 militares e agentes civis.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário