sábado, 30 de julho de 2011

Massacre na Noruega pede vigilância

 

O premiê Jens Stoltenberg participa de uma cerimônia em homenagem às vítimas dos atentados organizada pelos trabalhistas. Foto: Reuters

Os massacres da Noruega ilustram bem os perigos da atual retomada de racismo e de velhos e novos fascismos e racismos, que em Portugal tomam a forma do revival salazarista. Já nos anos 1930, o grande capital promoveu a cartada nazifascista para procurar uma saída violenta para a sua crise. É necessária vigilância e determinação perante o que pode estar na forja na crise de hoje.

 Por Jorge Cadima*

E digo mais: A extrema direita cresce nas eleições no mundo inteiro com o seus discursos demagógicos diante da crise do capitalismo. Quem conhece a História tem o dever de alertar a humanidade para o perigo que representa este crescimento do neonazismo e suas variantes. Esta praga as vezes está perto de nós, seja nas ideias de candidatos da extrema direita, seja também nos preconceitos de cor, raça, credo, sexo, classe social etc. Que  muitas pessoas carregam dentro de si.  Toda vigilância é pouca.
Editado e comentado por Dedé Rodrigues.

Avante brasileiros de pé, Unidos pela liberdade,
Marchemos todos juntos com a bandeira, Que prega a igualdade,
Protesta contra o tirano, Recusa a traição
Que um povo só é bem grande, Se for livre sua Nação.
(Hino da Legalidade - Paulo César Pereio e Lara de Lemos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário