quarta-feira, 20 de julho de 2011

Polícia do Pará revela nomes de acusados por morte de extrativistas

Segundo as investigações, fazendeiro que adquiriu terras dentro de assentamento foi o mandante da execução

 O fazendeiro José Rodrigues Moreira é acusado pela Polícia Civil do Pará de ter encomendado a morte do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro e de sua esposa, Maria do Espírito Santo, em 24 de maio, na cidade de Nova Ipixuna, distante 390 quilômetros de Belém. A Polícia Civil do Pará pediu a prisão preventiva de Moreira e de mais duas pessoas que participaram do crime: Lindonjonson Silva Rocha e Alberto Lopes do Nascimento. Os três estão foragidos.  José Cláudio defendia que Francisco permanecesse na terra e incentivou que Francisco lutasse pelo lote de terra. JJosé Rodrigues Moreira queria ampliar sua propriedade para fazer de pastagem para uma criação de gado e tentava forçar o irmão de José Cláudio a vender as terras, ainda segundo as investigações. Segundo a polícia, o fazendeiro via José Cláudio como o principal empecilho para a conseguir adquirir mais lotes no assentamento. 

 

Os extrativistas
José Cláudio da Silva era um dos principais defensores da preservação das floresta amazônica após a morte de Chico Mendes e constantemente fazia denúncias sobre o avanço ilegal na área de de preservação onde trabalhava por madeireiros para extração de espécies como castanheira, angelim e jatobá.
O casal vivia há 24 anos em Nova Ipixuna. Eles moravam em uma área de aproximadamente 20 hectares, com 80% de área verde preservada e viviam da extração de óleos de andiroba e castanha. Pouco antes de morrer, eles haviam firmado um convênio com a Universidade Federal do Pará para produção sustentável de óleos vegetais. Além do casal, outras 500 famílias moravam no PAEX Praialta Piranheira que tinha uma área total de 22 mil hectares.

A resistência de José Cláudio a expansão da área de pecuária está ligada à sua defesa de que o assentamento fosse sustentável, se baseando na extração de produtos da floresta.


O dia do crime
No dia do crime, de acordo com a polícia, quem disparou os dois tiros foi Alberto Nascimento. Lindonjonson, irmão de José Rodrigues Moreira, dirigia a mota usada no dia do primeiro. O alvo da dupla José Cláudio, mas ele também atingiu Maria do Espírito Santo. Depois, disparou outro tiro no ombro do extrativista e cortou a orelha de ambos.
Ao cortar a orelha dos dois, pelas informações da polícia, os autores do crime tentaram desviar os focos das investigações. A ideia era que o crime tivesse características de ter sido encomendado a pistoleiros de Nova Ipixuna - e não que fosse uma disputa dentro do próprio assentamento.
Durante as investigações, falou-se que os executores do casal chegaram a ganhar R$ 20 mil pelo assassinato. Pelo inquérito, Lindonjonson não recebeu pagamento pela morte do casal porque era irmão dele. A polícia não descarta a possibilidade de Alberto ter cobrado para executar o casal - ele é procurado por outros crimes cometidos na região e estava foragido da Justiça. A polícia pediu a prisão preventiva dos três à Justiça do Pará.

Fonte: IG.com.br
Postado por: Henrique Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário