quarta-feira, 20 de julho de 2016

Médicos pela Democracia lançam abaixo-assinado pela saída de ministro



  
O intuito do movimento é iniciar uma campanha de iniciativa popular, pela saída do ministro, que ocupa indevidamente o cargo de Ministro da Saúde. 

O movimento "Médicos pela Democracia" lista abaixo os motivos para pedir a imediata exoneração do ministro. Confira abaixo: 


1 - Ricardo Barros é tecnicamente incompetente para exercer o cargo de Ministro da Saúde, pois seu metier é engenharia e atividades empresariais;

2 - Ricardo Barros é eticamente inabilitado para o cargo, pois foi financiado, quando candidato a Deputado Federal, por Planos Privados de Saúde. Como defenderá que " saúde é um direito de todos e um dever do Estado"?

3 - Ricardo Barros é ideologicamente contrário ao SUS, pois decidiu criar um "Plano de Saúde Popular", de pouca cobertura, para "quebrar" a gratuidade do acesso ao SUS, resolveu fazer parcerias entre Planos de Saúde Privados e Hospitais Públicos, anunciou que vai acabar com o Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), reduzindo a ampliação das Equipes do PSF e declarou que não vai lutar por mais recursos para a saúde, nem contra a redução de recursos, pois não pretende contrariar os ministros da área econômica do governo interino de Temer.

4 - Ricardo Barros é incapaz de entender a complexidade do processo saúde-doença, pois, em reunião com entidades médicas na AMB, em 15/07/2016, afirmou que as pessoas que procuravam um "postinho de saúde" imaginavam doenças e que os médicos, muitas vezes, solicitavam exames desnecessários e prescreviam medicamentos e tratamentos somente para satisfazer o paciente e não por necessidade. E ainda teve o desplante, ele um engenheiro, de dar lições de como os médicos deveriam consultar. Será que os milhares de casos de Chikungunya, Dengue, Zika, diabetes, hipertensão, Pneumonia, câncer, Aids, descobertos na atenção primária, são imaginários?

Por estas e outras razões, que contrariam a Constituição Federal e os princípios do SUS, este Ministro sem noção deve ser interditado e defenestrado do Ministério da Saúde, para que não cause maiores danos à população.

Conclamamos, pois, todos os democratas a subscreverem este abaixo-assinado, em defesa do SUS, em defesa de nossa Carta Magna que proclama a "saúde como direito de todos e dever do Estado" e em defesa do acesso democrático, gratuito e universal ao Sistema Único de Saúde do Brasil.

20 de julho de 2016

Médicos pela Democracia do Ceará

Médicos pela Democracia da Bahia

Comitê Unificado Saúde e Democracia do Ceará

Arruda Bastos - Cremec 2929

Manoel Fonseca - Cremec 2842 

Nenhum comentário:

Postar um comentário