sábado, 10 de setembro de 2016

Milhares de chineses relembram Mao Tsé Tung nos 40 anos de sua morte



chineseposter.com
"Vida longa ao Marxismo Leninismo", Mao Tse Tung"Vida longa ao Marxismo Leninismo", Mao Tse Tung
Como todos os dias, uma multidão se reuniu logo cedo em frente ao mausoléu localizado na Praça Tian An Men, no centro de Pequim. 

"Eu pensei que o mundo inteiro entraria em colapso [após a morte de Mao em 9 de setembro de 1976]”, disse à AFP a senhora Huang, que viajou para Pequim a partir da distante Shenzhen, no sul do país, apenas para prestar homenagens ao “Grande Timoneiro”. 

O Diário do Povo, do Partido Comunista, publicou várias fotos de Mao em seu microblog Weibo, juntamente com uma coleção de algumas das citações mais memoráveis do ex-presidente, inclusive fazendo uma enquete para o público votar na sua favorita. 


Mao continua sendo uma figura controversa na atualidade, com um legado importante e igualmente contestado. Muitos chineses afirmam que ele lançou os fundamentos econômicos, tecnológicos e culturais da China moderna, transformando o país de uma ultrapassada sociedade agrária em uma grande potência mundial. 

Até hoje, Mao é considerado na China um dos maiores políticos nacionais, um herói, por ter, entre outras coisas, unificado o país em 1949. "Ele é visto como pai do país unificado, como um grande político, e a denominação de 'ditador' não é a que os chineses usam para defini-lo", afirma Barbara Mittler, sinóloga da Universidade de Heidelberg.


Do Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário