segunda-feira, 11 de junho de 2012

TABIRENSE QUE FAZ HISTÓRIA.



 


 No quadro do Blog “Tabirense que faz História” vamos homenagear dessa vez Sonya Cipriano.
Sonya é filha de José Cipriano Irmão e Zoé Gonçalves de Brito. Ela tem como irmão Beliato Cipriano, Safira que residem em Tabira, e os outros que também moram fora Suely, Sidneide, Reydilson, Rosenylson, Suzzy, Rosemary e Shirley.
Nascida em Tabira, região do Pajeú, no Nordeste do Brasil, cresceu envolvida com as danças tradicionais brasileiras.
Iniciou sua formação de dança e Teatro na Escola “Macunaíma” e Balé Stagium, São Paulo. No ano de 1990 mudou para a Alemanha e ingressou na escola de dança moderna, “Elly’s Dance School”, Berlin. Visitou a Escola de Dança Moderna, Palucca Schule em Dresden.
Grandes nomes como: Susanne Linke, Yvonne Vendrig,Toula Limnaios influenciaram na continuidade do trabalho da Sonya.
Como Solista dançou em vários teatros na Alemanha, na Europa e no Brasil. O estilo de Dança da Sonya é fortemente influenciado pelas danças brasileiras. Unindo elementos de danças brasileiras com danças modernas, Sonya criou o seu próprio estilo e forma de expressão.
Em 1996-99, trabalhou como docente na área de danças na instituição “Werkstatt der Kulturen em Berlim” dirigiu diversos projetos com jovens e crianças. No ano de 2002 fundou a 1ª Escola de danças brasileiras na Alemanha “Tangará Tanzstudio” e a Agência “Tangará Brasil” onde exerce com grande êxito a sua função de dançarina, pedagoga, coreógrafa e empresária cultural.
SONYA CIPRIANO “UMA TABIRENSE QUE FAZ HISTÓRIA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário