sexta-feira, 13 de junho de 2014

Brasil vence a Croácia de virada na abertura da Copa do Mundo

 


A Copa do Mundo começou com muita emoção. Gol contra, belo gol de Neymar e lances de futebol dignos do maior torneio do mundo. No fim do jogo, o meia Oscar celebrou a participação nos lances decisivos do jogo.


Neymar comemora segundo gol contra a Croácia

Meia brigou pela bola no primeiro gol, deu passe que resultou em pênalti no segundo e fez o terceiro. A pressão de perder a vaga entre os titulares para Willian, que vinha tendo boas atuações nos treinos e amistosos da Seleção Brasileira, fez bem ao camisa 11 da equipe de Luiz Felipe Scolari.

Oscar conseguiu imprimir qualidade ao meio de campo e teve participação decisiva nos lances dos três gols da Seleção Brasileira. A equipe saiu atrás no marcador na partida de abertura da Copa do Mundo, diante da Croácia.

Oscar brigou pela bola, conseguiu ficar com ela e deu o passe decisivo no lance que resultou no gol de empate, marcado por Neymar. Fez uma bela jogada pela ponta direita e deu o passe que resultou no pênalti marcado sobre Fred. E, com um chute de bico no final da partida, anotou o terceiro gol do Brasil.

"Foi um dos melhores jogos meus. Sabíamos que ia ser difícil, como realmente foi. Tomamos um gol muito cedo. O importante é estrear com vitória. No lance do gol, deu cãimbra nas duas pernas. A opção que tinha era chutar de bico, um recurso que vem do futsal. Deu certo", comemorou Oscar, que dedicou a atuação à filha recém-nascida e à mulher.

Levando perigo

Nos dez primeiros minutos, a Croácia teve as principais oportunidades. Aos 6, Olic cabeceou com muito perigo. Quatro minutos depois, ele aproveitou a subida de Daniel Alves e avançou livre pela esquerda, cruzando para o centro da pequena área. Jelavic não conseguiu chutar e a Marcelo desviou a bola para dentro do gol. Julio César nem pode esboçar reação.

Primeiro lance mais importante brasileiro foi com Paulinho. O volante brasileiro entrou pela direita da área e chutou forte e Pletikosa evitou o gol. O lance acendeu o ataque brasileiro. Pouco depois, Neymar passou pelo lateral-esquerdo e conseguiu cruzar para trás. Oscar acertou belo chute, mas Pletikosa pulou para evitar a comemoração brasileira.

Aos 28, Oscar quase perdeu a bola no meio do campo, mas brigou e conseguiu tocar para Neymar. O atacante partiu para a entrada da área e chutou de pé esquerdo. A bola bateu na trave esquerda e entrou de mansinho, sem dar chance à defesa de Pletikosa.

Aos 40, Neymar tentou passar por Rakitic e foi derrubado a alguns passos da área. O próprio Neymar bateu, mas a bola bateu na barreira e foi a escanteio.

Segundo Tempo

A segunda etapa começou com mais volume de jogo brasileiro. Mesmo assim, poucas vezes a bola chegou ao gol da Croácia. Aos 15, Kovac mandou a campo o volante Brozovic, no lugar do meia Kovacic. Pouco depois, Felipão também trocou: Hernanes substituiu Paulinho.

Aos 19, Neymar roubou a bola e partiu à frente, tendo Fred ao seu lado. O zagueiro Corluka apelou para uma falta mais forte para evitar que a bola fosse entregue a Fred. Na cobrança, Daniel Alves chutou por cima do gol, mas Pletikosa estava no lance.

A segunda substituição brasileira foi realizada aos 22 minutos. Bernard, camisa 20, entrou no lugar de Hulk.

Logo depois, Fred disputou com Lovren e o árbitro japonês Yuichi Nishimura marcou pênalti. O defensor croata levou cartão amarelo na jogada. Neymar pegou a bola, beijou-a e cobrou a penalidade. Pletikosa chegou a tocar na Brazuca, mas não evitou a comemoração máxima na Arena Corinthians.

David Luiz quase marcou, aos 30. O zagueiro cabeceou por cima, de dentro da pequena área. Após o gol, o Brasil diminuiu o ritmo e a Croácia quase empatou aos 37, mas Julio César sofreu clara falta em disputa com o atacante Olic.

Neymar deixou o campo aos 42. O atacante finalizou quatro vezes, deu 49 passes e converteu dois gols. O polivalente Ramires entrou em seu lugar e, três minutos depois, foi o responsável pelo início da jogada do derradeiro gol brasileiro. Em votação no site da Fifa, Neymar foi eleito o melhor jogador da partida.

Aos 45, Ramires roubou a bola no meio de campo e tocou para Oscar coroar sua apresentação. O meia brasileiro correu muito e chutou de bico com o pé esquerdo, no cantinho de Pletikosa. Foi o último lance da primeira partida do Brasil em Copas do Mundo desde 1950.

Grupo A

A vitória deixou o Brasil em primeiro lugar no Grupo A da Copa do Mundo. A próxima partida da Seleção Brasileira é contra o México, no dia 17 de junho, no Castelão, em Fortaleza. A Croácia joga contra Camarões na Arena da Amazônia, em Manaus, no dia 18 de junho.

O técnico Luiz Felipe Scolari escalou o Brasil com Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar; Hulk, Neymar e Fred. A Croácia entrou em campo com Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren, Vrsaljko; Modric, Rakitic, Kovacic e Perisic; Olic e Jelavic. O treinador é Niko Kovac.


Nenhum comentário:

Postar um comentário