Desconcentração, descentralização e distribuição de renda. Essas são as palavras chaves para o desenvolvimento regional, de acordo com o ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e pré-candidato a deputado estadual, Marcelino Granja.
Em palestra na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), na noite de quarta-feira (4), Marcelino apontou os principais desafios e as possíveis soluções para que o país atinja um patamar de desenvolvimento como um todo, em todas as regiões.
Ele iniciou a palestra fazendo um breve histórico do desenvolvimento nacional, expondo os períodos de forte e baixo crescimento do Brasil. De acordo com ele, as desigualdades são muitos fortes até hoje, principalmente as intrarregionais. Para tentar solucionar o problema, o pré-candidato expôs uma série de ações, quem já vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado e outras que precisariam de mais atenção por parte do Poder Público.
Segundo Marcelino, já saíram do papel o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe), o projeto Conexão Cidadã, a ampliação dos Parques Tecnológicos, a aceleradora de empresas através do Itep e a expansão da UPE e Facepe. Todas as iniciativas, na área de ciência e tecnologia, vêm contribuindo para a interiorização do desenvolvimento regional.
Ele afirmou ainda que a questão energética e ambiental é um grande entrave a esse desenvolvimento. Após a exposição, os participantes fizeram questionamentos e discutiram ideias e opiniões sobre o tema.
Com informações de Monyk Arcanjo/Ascom Facape
Nenhum comentário:
Postar um comentário