sexta-feira, 13 de junho de 2014

Padre, eu pequei

 

Andocides Bezerra *


E se padre fosse médico?
- Padre, eu pequei
- Diga 33… Ave Marias, 33 Pai Nosso e me traga um raio X de seu pecado para daqui uma semana ou para quando conseguir uma vaga. Próximo!


E se padre fosse alcóolatra?
- Padre, eu pequei.
- Ok, minha filha. Reze duas dozes de Ave Maria, uma doze de Pai Nosso e um Creio em Deus Pai de tira gosto. Desce outra!

E se padre fosse bicheiro?
- Padre, eu pequei.
- Certo! Digo: errado! Reze 1717 Ave Marias com Jesus na cabeça, centena e milhar. E se continuar nesta vida eu mando o Tonhão vai te fazer uma visita. Vamos cantar pra subir. Manda outro. 

E se padre fosse macumbeiro?
- Padre, eu pequei.
- I, i, mizi fi! Vá no terreiro de mãe Joaninha, leve uma galinha preta, depois da roda, despache a danada com um litro de caninha, da boa, na encruzilhada que fica ali perto da paróquia. Tudo limpinho viu? Axé, meu pai. Desce outro. 

E se padre fosse um político corrupto?
- Padre, eu pequei.
- Tem problema, não. Tenho um amigo que é braço direito do "home", dizem as más línguas que é até filho dele. Mas sobre isto não há nenhuma prova concreta. Faça o seguinte: ajude-me para que eu possa te ajudar. Basta dar uma "molhadinha" em minha mão que eu facilito tudo para você junto às instâncias superiores.

E se o padre fosse cartomante?
- Padre, eu pequei.
- Hummm! Muito bem. Vejo aqui que não foi nada muito sério. Está vendo este rei de paus na casa da rainha? Significa que sua vida vai florescer e dar frutos. Aqui temos uma dama de copas dizendo que aparecerá alguém muito importante em sua vida. Deixe o pagamento na sacristia e vá em paz.

E se o padre fosse evangélico?
- Padre, eu pequei.
- Pecou porque está caminhando com satanás! Pecou porque não tem vindo aos cultos! Amém, irmão?! Amém?! Pecou porque acha que pode dar trocados para o senhor! Pecou porque acha que pode deixar o cartão e não anotar a senha em um papelzinho. Mas não tem "pobrema", segura este copo que eu vou orar, você vai beber e estará curado. Amém, irmão? Amém! Agora deposite mil reais na conta da igreja. A água está muito cara nestes tempos de racionamento.

E se o padre fosse comunista?
- Padre, eu pequei.
- Imagina, camarada! O pecado é uma imposição desta instituição atrasada, retrógrada e em ruínas chamada igreja que, aliada ao estado opressor, só serve para ser o ópium do povo e impedi-lo de lutar por seus direitos e o socialismo. Assine esta fichinha aqui, participe das dez reuniões que agendamos para este fim de semana e lembre-se: deus não existe. 

E se o padre fosse como alguns padres?
- Padre, eu pequei.
Alguns minutos depois.
- Padre? Eu pequei!
- Padre? Padre?
Olhando para fora do confessionário:
- Padre? Para onde o senhor vai? Devolve essa criança, seu padre!

Confira outros textos deste colunista no Vermelho clicando aqui ou no site da Fundação Maurício Grabois clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário