domingo, 11 de setembro de 2011

LEMBRAI-VOS DE OUTRO 11 DE SETEMBRO.

foto de Salvador Allende. 

Imagen de muestra

 

Hoje, 11 de setembro de 2011, os chilenos Lembram um dia triste na sua história. Foi nesta data que houve um golpe militar no país impedindo  um presidente eleito democraticamente de construir de uma forma pacífica o socialismo naquele país. Leia  quatro parágrafos da matéria do Portal Vermelho:

EUA foram os algozes do 11 de setembro no Chile.

"Antes de serem vítimas do 11 de Setembro de Osama bin Laden, os Estados Unidos foram algozes num outro 11 de setembro, no Chile, 38 anos atrás. O golpe que derrubou o presidente socialista Salvador Allende, com apoio norte-americano, instaurou uma ditadura brutal, responsável pela morte de três mil pessoas e pelas torturas cometidas contra 28 mil, na estimativa conservadora oficial."

"O 11 de setembro do Chile significou a perda da democracia. Além da Constituição, os reflexos concretos do 11 de Setembro chileno também são perceptíveis no sistema hiper privatizado. Não existe nenhuma possibilidade de que um trabalhador chileno possa aderir hoje a um sistema público de aposentadoria. A saúde também é esmagadoramente explorada por planos privados. E nenhum estudante tem direito a estudar em uma universidade pública gratuita, salvo se conseguir acesso a uma bolsa de estudo."

"O país levou a extremos inimagináveis o liberalismo econômico, encarnado pela geração dos Chicago Boys, discípulos do Consenso de Washington que fizeram do Chile um tubo de ensaio para uma abertura econômica sem limites, ainda durante a ditadura."

"O país tem crescido a uma taxa de 6% ao ano, mas é um dos mais desiguais da América Latina. De acordo com Julio Berdegué, doutor em Ciências Sociais e pesquisador do Centro Latino-Americano para o Desenvolvimento Rural, quatro famílias do país detém o equivalente ao salário de 80% da população. A principal delas é a do presidente Sebastián Piñera, dona de uma fortuna avaliada em US$ 2,4 bilhões."
Fonte: Opera Mundi

Editado por Dedé Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário