quarta-feira, 14 de setembro de 2011

POLO DE EDUCAÇÃO DE TABIRA REALIZA IMPORTANTES PALESTRAS.








No dia 13 de setembro de 2011 aconteceu uma importante palestra em forma de mesa redonda no Polo de Educação a Distância de Tabira com o tema "Novos rumos e tendências no perfil do profissional do século XXI."
 Os palestrantes da Mesa Redonda foram: Profº Gustavo Barros Secretário de Educação, Elizabete Souza Almeida Gerente do Banco do Brasil, Professora Mestra Lívia Lima, Joel Mariano Líder Rural e Vice Prefeito de Tabira. Presenças de um bom público e dos alunos da E.A.A.C. do 3º E.M. B
Leia para aprender mais o resumo das intervenções da mesa redonda:
A gerente do BB Elizabete destacou que os trabalhadores atuais para obterem sucesso devem ter o CHA (conhecimento, habilidade e atitude). Acabou aquele tempo que o trabalhador tinha estabilidade no emprego.
O Professor Gustavo fez um histórico da educação no Brasil, apresentando um pequeno documentário de Arnaldo Jabor, no qual, a situação ainda precária da educação no Brasil teria sido intenção da nossa própria elite. Para Gustavo o problema maior está no Sistema e no próprio Currículo que nos dão para ensinar.  
Para a professora Lívia “o professor atual precisa dominar as tecnologias, não pode ser ultrapassado por elas e, o cidadão que não tiver conhecimento tecnológico, será excluído da sociedade”;
Já para o vice prefeito Joel Mariano “é preciso questionar que tipo de sociedade os seres humanos estão construindo. A troca do homem pela máquina no Capitalismo gera uma contradição que precisa ser superada; máquinas não compram, nem consomem”. Ele concorda que a educação é indispensável para o crescimento de uma nação, mas como político precisa pensar na forma de incluir os cidadãos no processo produtivo. Para isto, é preciso políticas públicas. Nesse sentido, ele defende os avanços na educação e na economia com distribuição de renda nos Governos Lula e Dilma, mas conclui, que de nada adianta sermos desenvolvidos tecnologicamente e ricos economicamente se não tivermos capacidade de defender as nossas próprias riquezas e a nossa própria nação. Para ilustrar isto ele lembra a História dos Impérios e as guerras que estão em curso no mundo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário