terça-feira, 24 de julho de 2012

CRISE DO CAPITALISMO NEOLIBERAL CHEGA À ALEMANHA E SE ESPALHA PELO MUNDO AFORA.



Por Dedé Rodrigues.
Nessa terça-feira, 24 de julho de 2012, deram nos principais jornais que a Alemanha deverá sentir os efeitos da crise do capitalismo. A causa, segundo os jornais, deverá ser por que ela tem que ajudar os seus parceiros da União Europeia financiando o combate à crise. Os países que sentem os efeitos dessa crise estrutural do capitalismo são: A Grécia, Espanha, Portugal, Itália, seguido dos outros países europeus e da maior potência capitalista, os Estados Unidos também.
 Os países chamados emergentes, mesmo com uma orientação que confronta a política neoliberal, ou seja, com a presença maior do Estado na economia, não escapam dos efeitos negativos dessa perversa crise.
O campo socialista, encabeçado pela chamada “China Comunista” vêm resistindo bem a crise, mas nos últimos dias já aparecem sinais da contaminação do vírus da crise também nesse país.
Entre mortos e feridos, o capitalismo deve encontrar um jeito de continuar sobrevivendo com essas crises cíclicas, uma cada vez mais devastadora que a outra. O que é mais dramático, é que acompanhado dessas crises, sempre as potências imperialistas provocam guerras para manter o poder, como ocorreram nas Primeiras e Segundas Guerras Mundiais.  Não é atoa que nos últimos tempos o Afeganistão, o Iraque e a Líbia foram invadidos por interesses imperialistas e agora a bola da vez é a síria, pois se multiplicam as provocações e a própria  intervenção externa nesse país. O Capitalismo não tem jeito mesmo: vive envolto em  guerras e crises, a saída é o socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário