quinta-feira, 26 de julho de 2012

Candidaturas de mulheres crescem 56% em Pernambuco


A pressão do Ministério Público Eleitoral em relação à necessidade de candidaturas femininas parece estar dando resultados neste ano. Pelo menos em Pernambuco as mulheres estão ganhando mais espaço nessas eleições.


As candidaturas femininas a cargos proporcionais tiveram um acréscimo de 56% em relação às eleições de 2008 no Estado. Ao todo, são 4.088 candidatas a vereadora em Pernambuco, em 2012, exatamente 1.488 postulantes a mais que há quatro anos.

Proporcionalmente, apesar da evolução, no pleito atual ainda há bem menos mulheres do que o determinado por lei. Elas representam 26,9% das 15.158 candidaturas proporcionais, quando a exigência legal é de 30%. O Ministério Público quer que a distorção seja corrigida.

Sem a obrigação de atender proporcionalidades, a disparidade é maior em relação aos cargos majoritários do Estado. São 60 candidatas a prefeita na eleição deste ano, contra 456 homens concorrendo para o mesmo cargo. Em relação a 2008, a evolução das candidaturas femininas para o cargo foi de apenas quatro, ou seja, 7%. Concorrendo para o cargo de vice-prefeita, a diferença é um pouquinho menor. São 105 mulheres contra 416 homens neste ano.

Com Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário