terça-feira, 11 de março de 2014

Brasil apoia criação da Escola Sul-Americana de Defesa na região

 



O ministro da Defesa, Celso Amorim, defendeu nesta terça-feira (11) a criação da Escola Sul-Americana de Defesa na região. Durante uma coletiva de imprensa, em Brasília, Amorim ressaltou que a região é rica em recursos naturais produtivos para as nações sul-americanas, mas que se tornam cada vez mais escassos: “temos que defender esses recursos”, afirmou o ministro.




Projeto será com base no pensamento emancipador dos governos que estão fora de "velhos conflitos da Guerra Fria que nada têm a ver com a gente", disse Amorim| Foto: ABC.py

Amorim ressaltou que a importância de se instruir as forças de segurança da região com o objetivo de proteger nossas riquezas naturais.

“A criação de uma escola de defesa sul-americana é muito importante. Ao contrário do que aconteceu no passado, quando houve um colégio interamericano, com sede fixa em Washington, queremos uma escola sul-americana de defesa que seja descentralizada e respeite a pluralidade de visões da América do Sul", disse ele.

O projeto vai se concentrar em atender as necessidades dos países latino-americanos com base no pensamento emancipador dos governos que estão fora de "velhos conflitos da Guerra Fria que nada têm a ver com a gente", disse Amorim.

Em fevereiro, a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) aprovou a criação da primeira Escola de Defesa Sul- americana para treinar militares na região com sede administrativa no Equador.

Vale lembrar que a instância do Conselho de Defesa Sul- americano, que reúne ministros da Defesa da região, tornou-se um dos organismos mais ativos da Unasul.

Com informações da TeleSUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário