segunda-feira, 24 de março de 2014

Renato: avanço e reformas serão as palavras de ordem em 2014

Foto: PCdoB/Bahia

Em entrevista ao jornalista do Vermelho/Bahia, Erickson Wala, durante participação no Seminário Estadual de Ação Institucional do PCdoB da Bahia, o presidente Nacional do Partido, Renato Rabelo, falou sobre conjuntura política, eleições em 2014 e a posição do PCdoB nesse processo. Ele afirma que em 2014 as palavras de ordem serão: avanço e luta pelas reformas.

Da Rádio Vermelho, na Bahia



Durante a sua fala, o líder comunista lembrou da luta que travamos e que 2014 será um ano de disputa política acirrada com duas propostas: de um lado está o avanço das mudanças até aqui alcançadas, e nas quais o PCdoB teve um papel importante, e do outro, a volta ao passado que tem como essência o alargamento das assimetrias. 


Para Renato Rabelo, "os comunistas têm um rigor para tratar a gestão pública e o Partido tem que estar preparado para governar e dar mostra de que é capaz de governar. De modo que, a tônica para essa nova etapa é avançar nas mudanças estruturais e democráticas , que historicamente o Partido defendeu", ressaltou o presidente nacional do PCdoB.

Ele lembrou que, a partir de 2003, o Partido assumiu responsabilidades nunca percorridas na frente institucional. Renato explicou que a experiência vivida pelo PCdoB até aqui acrescentou muito à cosntrução do Partido, o qual teve a oportunidade de traduzir em ação de fato as proposta sempre defendidas pelos comunistas.

Porém, ele lembra que há ainda um longo caminho, de amadurecimento e aprofundamento da atuação do PCdoB. "A experiência de governo é muito importante para um Partido como o nosso. Porque o PCdoB luta por uma sociedade ainda mais avançada, superior à sociedade capitalista. E para avançar rumo essa transformação, reforçar a frente institucuinal do Partido é fundamental", assinalou.

Partido com rumo

Durante a entrevista, Renato Rabelo voltou a salientar o investimento que o Partido aplica na pesquisa e debate. Ação, que segundo o líder comunista, é fundamental para alimentar as trincheiras ocupadas pelos comunistas.
Foto: PCdoB/Bahia
Renato Rabelo: "O PCdoB luta por uma sociedade ainda mais avançada, superior à sociedade capitalista".

"Para entender o processo em curso e interpretar os fenômenos, o PCdoB tem a orientação de realizar seminários nacionais que refinam pospostas e ideias de como caminhar para a construção de uma mudança de fundo na sociedade", afimou.

Eleições em 2014

Ao falar sobre a acirrada luta política em torno das eleições em outrubro próximo, o presidente do PCdoB acentuou que a disputa faz parte do processo. Renato Rabelo destacou que o empenho do PCdoB é pela 4ª vitória do povo, tendo em vista que as mudanças necessárias para mudar o Brasil precisam tempo e a proposta da oposição é a volta ao passado, do qual o Brasil teem péssimas lembraças.

"O base popular e progressista que governo desde 2003 caminha para disputa para garantir sua premanência e o avanço das mudanças. De modo que é natural que haja essa disputa acirrada em torno da eleições. Ou seja, a possibilidade de mais uma vitória dessa base para as forças conservadoras e reacionárias é uma derrota e eles [a oposição] fará de tudo para barrar mais a nossa vitória em 2014", problematizou.

Ouça a íntegra da entrevista na Rádio Vermelho:

Download Programa Palavra do Presidente

Download Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário