sábado, 15 de março de 2014

Olinda recebe certificado da Unesco pelo frevo


 Olinda teve muito o que comemorar nesta quarta-feira (12), no aniversário de 479 anos do município. A cidade recebeu o certificado do título do Frevo como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, concedido pela Unesco por meio de projeto apresentado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em conjunto com as prefeituras de Olinda e Recife.




  “Não é por acaso que temos tantos títulos; Olinda é uma cidade muito rica culturalmente, e que teve participação muito grande em momentos históricos do Brasil”, afirmou o prefeito Renildo Calheiros.

De acordo com o prefeito, a cidade tem conseguido muitos recursos para a preservação do seu patrimônio, como a aprovação dos projetos de restauração de vários monumentos, como as bicas do sítio histórico e do Mosteiro de São Bento. Ao todo, 23 projetos foram contemplados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.

A presidenta do Iphan, Jurema Machado, ressaltou a preservação da cidade e a manutenção do título de cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. “Em comparação com outras cidades que têm o título, Olinda é uma das que melhor mantém sua conservação. Principalmente se levarmos em consideração a baixa arrecadação municipal”, ressaltou.

A solenidade contou com a presença do secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Lucilo Varejão, da deputada federal Luciana Santos (PCdoB), de representantes da Câmara de Vereadores do município, agremiações carnavalescas como o Clube Elefante de Olinda e da Pitombeira dos Quatro Cantos, do Maracatu Nação Pernambuco, além de artistas e moradores.






Fonte Site da Prefeitura de Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário