sábado, 15 de março de 2014

Ernesto Gomez Abascal: Guerra através da mídia

Usar campanhas de mídia para objetivos políticos, econômicos ou de qualquer outra natureza, não é nada novo, mas com o advento e a introdução massiva de modernas tecnologias de comunicação , o uso de desinformação como arma de guerra já passou a figurar com destaque.

Por Ernesto Gomez Abascal, no Brasil de Fato


Durante o século passado, os líderes militares, planejavam a iniciação das hostilidades por um abrandamento das posições inimigas usando maciços bombardeios aéreos de artilharia. Hoje, os líderes políticos, especialmente os das grandes potências, tem nas mãos instituições especializadas em guerras midiáticas. Eles têm a responsabilidade de liderar o campo que pretendem atacar, ocupar e dominar, idéias que supostamente criam as premissas para a sua derrota e tenta convencer a opinião pública internacional de que as ações criminosas e ilícitas realizadas , pretendem defender liberdade, democracia e direitos humanos.

Era embaixador no Iraque , em 2003 , quando lançaram sua guerra genocida contra a nação árabe e pude ver como os grandes meios de comunicação ocidentais se curvaram para a campanha de mentiras utilizadas antes da invasão : o perigo das armas de destruição em massa , ligações com terroristas da Al Qaeda , etc. Foi notícia de primeira página das principais redes de televisão , incluindo os jornais que foram considerados por alguns como objetivos sérios e , como foi o caso do New York Times, que depois tentaram limpar sua imagem e publicaram uma autocrítica.

Cuba tem uma longa experiência no tratamento destas guerras da mídia por causa do desejo de evitar a velha independência americana e aproveitar o nosso território, tão perto de suas margens e que concedeu (e concede) um valor estratégico. No final do século 19, quando, depois de quase trinta anos de luta, os patriotas cubanos estavam à beira da derrota do colonialismo espanhol, o governo dos EUA interveio militarmente para pará-lo . Pelo menos dois anos antes do desembarque de tropas e declarar guerra à Espanha , a imprensa Yankee, especialmente os jornais New York Journal e New York World, lançou uma campanha furiosa para criar condições para o início do conflito, o que faria avaliado por Vladmir Ilich Lenin, como a primeira guerra imperialista.

Quando a revolução liderada por Fidel Castro derrotou a ditadura pró-imperialista de Fulgencio Batista e tomou o poder em 1 º de janeiro de 1959, não passou-se muito tempo até os estadunidenses lançarem uma campanha violenta para desacredita-la, usando todos os seus meios poderosos para acusá-la de ser uma ditadura repressiva vioadora dos direitos humanos e para evitar que o povo fizesse justiça com os assassinos e torturadores regime derrotado. A Revolução lançou uma contra-ofensiva, a primeira "Operação Verdade", e convidou a centenas de jornalistas e representantes da mídia de todo o mundo, especialmente os EUA, para testemunhar os ensaios e relatar objetivamente sobre o que estava acontecendo no país . No entanto, seus propósitos difamatórios persistiram para expor seu verdadeiro objetivo que era desacreditar a Revolução, que, mesmo nestes primeiros meses de 1959, só havia proclamou a sua independência e não ainda não havia tomado medidas que afetassem os interesses econômicos de Washington.

A imprensa cubana, que até então respondia única e exclusivamente aos interesses dos EUA, rapidamente se juntou à campanha de difamação, publicando mentiras e falsidades grosseiras, algo muito semelhante ao que está acontecendo na Venezuela e em outros países latino-americanos que se comprometeram de forma independente e progressista. O governo revolucionário, em seguida, aprovou uma lei que concedeu-lhe o direito de publicar uma nota embaixo das informações falsas ou enganosas , que se chamou de "coletilla", onde esclarecia que a notícia não representava a verdade e a considerava dirigida a confundir e prejudicar os interesses do povo.

A luta foi travada de tal intensidade que os donos de jornais, revistas , jornais, rádio e televisão, não puderam resistir a esse confronto e fecharam seus meios, que , em seguida, foram quase todos para Miami na esperança de que o governo dos EUA invedisse militarmente Cuba e reestabelece-se o regime corrupto anterior. Isso foi há 50 anos e a maioria morreu na espera de retornar a Cuba para estabelecer o poder subordinado a mídia e aos interesses imperiais corruptos.

É claro que o governo dos EUA não estavam satisfeitos com esta situação e criou várias estações de rádio para transmitir na Flórida e em outros lugares no Caribe, mentiras contra Cuba e, mais tarde inventou mal chamada TV Martí, que tem desperdiçado centenas de milhões de dólares dos contribuintes americanos. Este foi mais contraditório, se considerarmos que as transmissões de seu canal de TV famoso não pode ser capturado na ilha.

A Revolução Cubana , em que os interesses do povo chegaram ao poder , teve de enfrentar uma batalha onde o inimigo imperialista usa todos os meios para tentar destrui-lá no campo da guerra midiática. Agora, há um tendência de usar " drones de mídia."

Em Cuba, o governo é acusado ​​diariamente através de qualquer porta-voz, internautas ou blogueiros de antidemocrático, repressor da liberdade de imprensa, violador de direitos humanos etc . Continuamos defendendo naturalmente e tentamos responder sempre contando com a verdade e a justiça, que são princípios invioláveis ​​da revolução. Mas também acomplejamos e, portanto, em tudo que está a nosso poder, não abrimos espaço ao hipócrita inimigo imperialista, principal repressor e violador dos direitos dos povos e de seus agentes , para evitar que envenenem e confundam suas campanhas através do uso de poderosos meios equivalentes a verdadeiras armas de guerra. Recentemente temos visto como se usam se nenhum pudor fotos falsas, cenários fabricados e vários outros tipos de engano e subterfúgio contra a Revolução Bolivariana na Venezuela. Neste país irmão , a oposição pró-imperialista ainda tem 80% dos meios de comunicação.

A revolução no poder, se decidir defender os verdadeiros direitos do povo e enfrentar o poderoso inimigo imperialista deve liquidar, sem medo de seus destacamentos avançados, a sua poderosa desinformação midiática, causando mais danos do que seu sofisticado armamento . De qualquer forma eles vão acusar a revolução de ser de anti- democrática, violadora dos direitos humanos e da liberdade de imprensa. Eles quando estão no poder, não tem nenhuma compaixão pelas pessoas.

Bem, o que Che disse : "ao imperialismo, não podemos dar um tantinho assim."

*é diplomata, pesquisador, escritor e jornalista. Foi embaixador de Cuba em diversos países do Oriente Médio.


Nota: A foto da globo foi colocada pelo nosso  blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário