terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pepe Escobar: A verdadeira guerra na Líbia começa agora

Chega de falar da derrubada do Grande Kadafi. Agora, chegamos aos finalmentes: será Afeganistão 2.0, Iraque 2.0, ou uma mistura dos dois.

Por Pepe Escobar, no Asia Times Online (Trechos da matéria)

Na Líbia, praticamente toda a população está hoje armada até os dentes. A economia está paralisada. E já está em campo a mais feroz briga de gatos-do-mato pelo controle dos bilhões de dólares dos líbios congelados. A União Africana (US) não reconhecerá o Conselho Nacional de Transição. Está acusando os ‘rebeldes' da Otan de matar indiscriminadamente negros africanos, metidos todos num mesmo saco.

A operação ‘humanitária' da Otan já despejou no mínimo 30 mil bombas sobre a Líbia, nos últimos poucos meses. Pode-se dizer com segurança que muitos milhares de líbios foram mortos nos bombardeios. O bombardeio não pára nunca: mais um pouco, os únicos alvos da Otan serão os mesmos - civis e não civis - que, em teoria, há alguns dias, a Otan estaria ‘protegendo'.

Um Grande Kadafi derrotado pode vir a revelar-se muito mais perigoso que um Grande Kadafi no poder. A verdadeira guerra está começando agora. Será infinitamente mais dramática - e será trágica. Porque agora será uma guerra norte-africana darwiniana, guerra de todos contra todos, na qual só o mais forte sobreviverá.
Editado por Dedé Rodrigues.

0 comentários
entificados como "mercenários".

Nenhum comentário:

Postar um comentário