sexta-feira, 20 de março de 2015

Marcelino: Há um movimento golpista em curso no país

Em encontro realizado na noite desta segunda-feira (16), o Coletivo de Cultura do PCdoB de Pernambuco recebeu o secretário de Cultura do estado, Marcelino Granja, e a presidenta da Fundarpe, Márcia Souto. Na pauta, a atual crise política e a apresentação da presença do PCdoB na Secult/Fundarpe.





 Ao iniciar a análise da atual crise política, Marcelino destacou que o "nosso espaço é um espaço de luta".

Ele disse também que há de fato um movimento golpista em curso no país que tem se fortalecido. "A eleição passou e a oposição não aceitou o resultado, pois Dilma ganhou as eleições por conta do projeto que não atende ao capital financeiro e segue alterando a estrutura da sociedade", avaliou, citando ações como a expansão das universidades públicas; construção de refinarias no Nordeste; retomada da indústria naval; ampliação do papel do BNDES; Programa Minha Casa, Minha Vida; transposição do Rio São Francisco e Transnordestina.

"Por que Dilma ganhou as eleições? questionou. Segundo ele, para que se garanta a continuidade dessas conquistas, dessas iniciativas que contribuem "para consolidar aspectos estratégicos de um projeto nacional de desenvolvimento que contraria os interesses do capital". "Os motivos que levaram Dilma a ganhar a eleição são os mesmos que estão levando a oposição a querer derrubá-la, uma vez que a pauta da presidenta não interessa às elites do país", destacou.

Ele defendeu ainda a necessidade de se ampliar as forças de resistência às tentativas golpistas da oposição e de setores da sociedade e ir para a ofensiva em defesa da pauta das forças progressistas. Marcelino destacou também a ação das megaempresas, como Ambev e Rede Globo, que estão financiando os protestos como os do último domingo (15) conduzidos por segmentos "despolitizados, golpistas e preconceituosos".

Ele avaliou ainda que uma possível solução para a atual crise política depende de o governo Dilma "abrir os cofres e reforçar as parcerias e investimentos com os prefeitos e governadores", entre outras medidas.

Secult/Fundarpe

Marcelino iniciou a apresentação reforçando a importância de o Coletivo de Cultura possuir agenda e pautas próprias, mas estabelecendo interseções com a ação do PCdoB na Secretaria estadual de Cultura e na Fundarpe, visando colaborar para o êxito da gestão comunista no atendimento das demandas do setor cultural local.

Ele apresentou ainda as três principais áreas de atuação da secretaria e da fundação: Preservação e Patrimônio, voltada para a urbanização e humanização das cidades; Funcultura, órgão de execução do fomento à cultura; e Planejamento e Gestão, que visa à melhoria da eficiência e eficácia das ações internas e externas.

Marcelino comentou também a primeira rodada dos seminários Todos por Pernambuco, promovido recentemente pelo Governo do Estado em várias cidades do estado. "Nossa percepção é de que o programa cultural do governo tem boa aceitação e a população teve algumas de suas reivindicações contempladas", disse o secretário e dirigente estadual do PCdoB.

Sobre as metas da Secult/Fundarpe, ele destacou: a valorização da cultura popular e dos elementos que compõem a nossa identidade/diversidade; promoção das Cadeias Econômicas da Cultura; valorização do patrimônio cultural, integrado ao desenvolvimento urbano e humanizando as cidades, e integração cultural entre as diversas regiões do estado. E mais: ampliação da participação democrática fortalecendo a gestão da política cultural; ampliação dos recursos (Lei do Mecenato); valorização permanente da Literatura (via Cine-cabeça).

Do Recife,
Audicéa Rodrigues, com informações de Inamara Mélo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário