sábado, 21 de março de 2015

PCdoB celebra seus 93 anos de história e 30 de legalidade

Na próxima segunda-feira (23), em São Luís, capital do Maranhão, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) celebrará, em ato, os 93 anos da fundação do Partido e 30 anos de atuação legal ininterrupta. A sessão solene ocorrerá às 10 horas no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão. 


O ex-presidente nacional do PCdoB, João Amazonas e o atual presidente Renato Rabelo.
O ex-presidente nacional do PCdoB, João Amazonas e o atual presidente Renato Rabelo.

Em comemoração ao seu aniversário, o PCdoB tem realizado anualmente uma solenidade nacional. O local escolhido deste ano simboliza o avanço que o PCdoB obteve nas últimas eleições, como a conquista, pela primeira vez, de um comunista a frente de um governo de Estado. 


Leia também:

Ao Portal Vermelho, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo diz que o ato será muito significativo e importante para o Partido. “Vamos realizar a solenidade no Maranhão, exatamente porque foi o estado que elegemos o primeiro governador, é algo simbólico. Será um ato com a presença de diversas lideranças nacionais e de partidos amigos e aliados”. 

O governador do Maranhão, Flávio Dino, que será anfitrião do ato nacional, falou da importância da legenda comunista para o Brasil. “O Partido Comunista do Brasil é uma das belas criações sociais na história do país. O PCdoB se mantém sempre coerente com sua trajetória, e, sobretudo, com a sua política estratégica que é construir o socialismo em nossa pátria”.

Flávio Dino contou ainda como estão os preparativos da solenidade. “Estamos convidando as lideranças políticas e sociais para festejar conosco os 93 anos de luta do PCdoB, o partido mais antigo em atuação e seus 30 anos de legalidade”, diz o governador.

Debates, atos políticos e outras atividades já estão ocorrendo em todo o Brasil. Na última quinta-feira (19), o PCdoB foi homenageado em Grande Expediente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O ato resgatou a história da legenda e as bandeiras defendidas pelos comunistas. O PCdoB-DF realizará um debate na própria data comemorativa, 25 de março. No mesmo dia, o PCdoB-CE realizará uma grande festa, às 10 horas, na Praça da Gentilândia. Outros atos serão realizados nas principais capitais do país.

No último domingo (15), o PCdoB de Jundiaí realizou um almoço em comemoração aos 93 anos de fundação, com a presença de várias lideranças nacionais.

Solenidade no Maranhão 

Para sessão solene da próxima segunda-feira (23), no Maranhão, foram convidadas lideranças partidárias como os presidentes do PT, PDT, PSB, Pros e PR. Além de lideranças partidárias e dirigentes políticos nacionais e do estado. 

Parlamentares, dirigentes e lideranças do movimento social do PCdoB confirmaram presença.

Portal Vermelho fará a transmissão ao vivo, na próxima segunda-feira (23), diretamente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

PCdoB: 93 anos de lutas 

Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista é o partido mais antigo do Brasil. Passou 60 anos na clandestinidade. Em 1962, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, realçando sua marca revolucionária. 

Com o golpe militar de março de 1964, o PCdoB e seus militantes viveram um dos piores momentos da sua história, com muitas prisões, exílios, desaparecimentos, torturas e assassinatos. Já nos anos 1970, ainda perseguido pelo regime militar, organizou a Guerrilha do Araguaia. Vários militantes do Partido foram assassinatos à época. 

Com a redemocratização do país, em 1985, o PCdoB reconquistou a legalidade. Participou das campanhas das Diretas Já! (1984) e do Fora Collor (1992). Em meados dos anos 1990 lutou contra as políticas neoliberais privatistas do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Atualmente tem como desafio aprofundar as mudanças obtidas nos últimos 12 anos, mantendo aliança programática com o governo da presidenta Dilma Rousseff.

Do Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário