terça-feira, 30 de outubro de 2012

DESTAQUE DO DIA

Exercício não só faz bem ao coração como aumenta o QI



Um novo estudo acaba de revelar que praticar regularmente exercício físico não só faz bem ao coração como aumenta as funções cognitivas.


Martin Juneau, director do departamento de prevenção do Montreal Heart Institute, reuniu adultos sedentários e os fez praticarem um treino regular de atividades físicas durante quatro meses. No final do estudo, as suas funções cognitivas – a habilidade para pensar, memorizar e tomar decisões rápidas – melhoraram significativamente.

A circulação sanguínea para o cérebro aumenta com o exercício e quanto mais em forma se estiver mais este fenômeno se observa.


O estudo, apresentado no Congresso Cardiovascular no Canadá, foi realizado em adultos com uma média de idade de 49 anos que eram sedentários e apresentavam excesso de peso. Juneau e a sua equipa mediram as suas funções cognitivas com equipamentos neurofisiológicos bem como a sua composição física, o fluxo sanguíneo para o cérebro, os batimentos cardíacos e a tolerância aos exercícios propostos.

Os voluntários iniciaram uma rotina bi-semanal que incluía exercícios em bicicleta e ginásio. Após quatro meses, o seu peso, índice de massa corporal e perímetro abdominal diminuiu. Entretanto, a capacidade para tolerar exercícios físicos aumentou em 15%.

Mas mais estimulante que isso, segundo Juneau, foi verificar que as capacidades cognitivas também haviam aumentado. Essencialmente, constatou-se que quanto mais os voluntários praticavam exercício, mais peso perdiam e mais inteligentes se tornavam.

Fonte: Voz da Rússia



Nenhum comentário:

Postar um comentário