domingo, 21 de outubro de 2012

Luciana Santos destaca êxitos na educação e ciência e tecnologia



A aprovação ontem (16) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação foi comemorado pela líder do PCdoB na Câmara, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), que considerou o fato como um “grande presente que os professores ganharam nesta semana”. Na segunda-feira (15) foi comemorado do Dia do Professor. A líder comunista também elogiou a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília.

“A garantia dos 10% do PIB para a Educação; com acréscimo dos 50% dos royalties do Pré-Sal é um presente que a Câmara dos Deputados dá aos professores brasileiros nesta data. Essas são conquistas justas e urgentes que pertencem não só aos professores ou ao Congresso Nacional, mas a todo o povo brasileiro na sua jornada pelo desenvolvimento social, intelectual e econômico do nosso país”, avalia a líder comunista.

Ela destacou a importância estratégica que tem a educação para o desenvolvimento do País, afirmando que o PNE se soma a outras iniciativas do governo para melhorar a qualidade da educação no Brasil.

“Em Olinda temos dado passos firmes na busca de condições que garantam uma boa base na educação municipal. Quando fui prefeita efetivamos ,através de concurso público, 100% dos docentes da rede de educação. Desde então nosso esforço, continuado agora pelo prefeito Renildo Calheiros, é por uma política de valorização que reflita nosso compromisso com as crianças, com a comunidade e com a categoria”, afirmou Luciana Santos, para quem a valorização dos professores é importante mecanismo de melhoria na qualidade da educação.

“Qualquer processo nessa área não terá êxito se não tiver a figura do professor empenhado e motivado como eixo principal”, afirmou.

Contribuição da ciência

Ela falou também sobre a contribuição da Semana da Ciência e Tecnologia para a construção coletiva e cidadã de uma Nação preocupada com o desenvolvimento sustentável para o progresso.

Em todo o País estão sendo realizadas, esta semana, atividades relacionadas aos temas Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde, com diversos eventos, que mostram o desenvolvimento, o incentivo e o investimento no setor de ciência e tecnologia.

Em Pernambuco, segundo a deputada, entre as 906 atividades programadas está a distribuição de materiais e orientação para construção de fogões solares, uma alternativa eficiente, limpa e de baixo custo em relação aos fogões convencionais, citando como exemplo.

Luciana Santos, que também foi secretária estadual de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, diz que desde 2004, os temas abordados pela Semana de C&T trazem boas reflexões e rendem bons frutos para as crianças e os adolescentes que nessas oportunidades podem ter contato com o aspecto mais prático e mais concreto da ciência.

De Brasília
Márcia Xavier


Nenhum comentário:

Postar um comentário