quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Teoria sugere que Lua fazia parte da Terra

Uma nova teoria lançada por cientistas da universidade de Harvard (EUA) sugere que a Lua já foi parte da Terra e se separou depois de uma gigantesca colisão com um outro corpo celeste. Em estudo publicado na revista Science, Sarah Stewart e Matija Duke afirmaram que sua teoria pode explicar por que a Terra e a Lua têm sua composição e química semelhantes.

Lua  
A Terra girava numa velocidade muito mais elevada quando a Lua se formou e um dia durava apenas duas ou três horas, explicaram as cientistas. Com a Terra girando tão rápido um impacto pode ter arrancado um pedaço do planeta grande o suficiente para formar o satélite.

De acordo com a nova teoria, a Terra foi desacelerando até atingir a sua atual velocidade de giro, por meio de interações gravitacionais entre a órbita da Lua ao seu redor e a sua própria órbita ao redor do Sol.

Atualmente a teoria mais aceita para a formação da Lua é que o satélite era parte de um outro corpo celeste que se chocou com a Terra, mas não da própria Terra. Sarah Stewart é professora de ciências planetares e terrestres em Harvard, e Matija Duke é astrônoma e pesquisadora do Instituto Seti, que busca vida extraterrestre.

Com informações de Agência Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário