sábado, 17 de outubro de 2015

UM PEQUENO GESTO PODE FAZER A DIFERENÇA PARA O MEIO AMBIENTE EM TABIRA


Por Dedé Rodrigues

Faz mais de uma ano que um terreno abandonado na Rua Eduardo Domingos de Lima virou um depósito de lixo a céu aberto em pleno centro da cidade das tradições. Recentemente o problema foi levado por moradores da localidade ao competente Secretário de Obras da Prefeitura Municipal, Edgley Freitas e ele mandou passar a máquina deixando o terreno limpo, mas ficou de colocar uma placa dizendo que era proibido colocar lixo e, não sei por qual motivo, não colocou até esta data. O local passou um bom tempo sem colocarem lixo, mas o problema é que o terreno está virando novamente um lixão a céu aberto.


Neste sábado, 17 de outubro de 2015, eu peguei umas caixas de  papelão e fiz uma rápida limpeza no terreno e coloquei o lixo em frente a minha porta para que o carro da prefeitura pegasse. O terreno voltou a ficar quase limpo, mas o mato que cresceu, acaba por induzir pessoas que ainda não tem uma educação ambiental em Tabira a voltar a colocar lixo no local.

Quem sabe com este gesto a gente não convença o dono ou a dona do terreno para ele ou ela mandar pelo menos limpar o mato do terreno? Cuidar do terreno da pessoa que está virando um lixão no centro da cidade não é também um ato de educação?

Quem sabe com este gesto o secretário agora bote a placa proibindo colocar lixo no local?   

Quem sabe com este gesto a gente não convença os poderes públicos para retomarem uma campanha educativa ambiental de separação correta e reciclagem do lixo com a sociedade? 

Qualquer pessoa, que tenha o mínimo de educação ambiental,   sabe que é só colocar o lixo numa bolsa de plástico que o carro da prefeitura pega e leva para longe da sua casa. Se todas as pessoas limpassem a frente da sua casa e juntassem o lixo para o carro levar a nossa cidade estaria bem mais limpa.


Vivendo em um mundo, onde o meio ambiente está sendo destruído por um modelo de sociedade consumista e predatório, cabe a cada um de nós, cidadão do mundo, denunciar qualquer agressão ao meio ambiente e fazer a nossa parte também colocando o lixo de forma correta  para o carro pegar. A geração do presente agradece e as gerações do futuro agradecerão.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário