sexta-feira, 24 de junho de 2016

Cuba supera Japão em porcentagem de centenários


Agencia EFE
Havana, 25 mai (EFE).- Cuba é o país com a maior proporção demográfica de pessoas com mais de 100 anos, à frente até do Japão, afirmou o presidente do Congresso sobre Longevidade Satisfatória, Eugenio Selman, evento cuja nona edição foi inaugurada nesta quarta-feira em Havana.

Em declarações a jornalistas, o médico lembrou que Cuba conta atualmente com 1.551 centenários em uma população de 11,2 milhões de habitantes. Esses dados mostram que quintuplicaria a proporção existente no Japão, país com maior número de centenários em termos absolutos.
Selman, que durante anos fez parte da equipe médica do círculo de Governo cubano e que preside a Associação Médica do Caribe (Ameca) assim como o "Clube dos 120 anos", afirmou que há seis aspectos fundamentais para avançar na "longevidade ativa", entre eles, alimentação e ambiente saudáveis, atividades física e cultural, motivação e saúde.
O encontro contará com a participação de 180 diretores que, neste ano, focarão na análise dos fatores ambientais que influenciam na qualidade de vida da terceira idade.
A expectativa de vida em Cuba, uma das mais altas da América Latina, atingiu a marca de 78 anos - 76 anos no caso dos homens e 80 no das mulheres. O Governo espera que a média chegue a 80 anos, declarou o vice-ministro de Saúde, Luis Struch, na abertura do seminário.
Cerca de 2 milhões de cubanos têm mais de 60 anos, segundo dados oficiais, e a estimativa é que, em um prazo de 15 anos, chegue perto de 3 milhões, o que representaria 26% da população. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário