quinta-feira, 30 de junho de 2016

Socialismo do século 21 é a saída, diz ex-presidente de Honduras



Reprodução
Zelaya acredita que a onda de golpes na América Latina é uma resposta ao socialismo do século 21Zelaya acredita que a onda de golpes na América Latina é uma resposta ao socialismo do século 21
Zelaya defende que a crise política na América Latina trouxe como resposta o socialismo do século 21, que imediatamente foi atacado, boicotado, bloqueado e criaram conspirações contra todos os processos progressistas. “Um golpe de Estado é uma tragédia. É uma lástima que a crueldade das direitas latino-americanas seja tão dura para nossos povos que demandam e reivindicam. Veja o que está acontecendo na Venezuela, o que está acontecendo no Brasil e em muitos outros lugares. Começaram em Honduras, talvez tenham escolhido onde estávamos menos prevenidos”, afirmou o ex-presidente em entrevista à Telesur. 


Honduras foi o primeiro país a sofrer um golpe de Estado neste século no continente, em 2009. Em seguida, em 2012, o alvo foi o Paraguai, onde o presidente eleito Fernando Lugo foi deposto com um julgamento político que durou apenas 48 horas. Agora há um golpe em curso no Brasil. Para o ex-presidente hondurenho não há dúvidas, trata-se de um golpe contra as conquistas sociais

Zelaya explicou que Honduras é o corredor do narcotráfico na conexão “América Latina/Estados Unidos” e isso gera corrupção e violência em todos os pequenos países caribenhos vizinhos. Para ele, o crime organizado que amplia a miséria e a desigualdade é um novo componente na crise histórica de exclusão social do sistema capitalista. 

“Estes são os novos componentes na crise histórica de pobreza e exclusão que gera um sistema capitalista que só pensa sem sim mesmo e essa é a crueldade da direita: só pensam em seus lucros enquanto os povos estão reclamando seus direitos”.



Do Portal Vermelho, Mariana Serafini, com informações da Telesur

Nenhum comentário:

Postar um comentário