sábado, 22 de fevereiro de 2014

Pós graduandos comunistas debatem desafios na educação

Na mesa a presidenta nacional da ANPG, Luana Bonone; o diretor da entidade, Roberto Nunes e o professor da UFMG, Paulo Sérgio Beirão

O 3º Encontro Nacional de Pós Graduandos do PCdoB contou com a participação de diversos intelectuais que debateram a papel da teoria marxista na luta de ideias na universidade. Realizado entre os dias 21 e 22 de fevereiro no Comitê Central do Partido, na capital paulista, o encontro reuniu cerca de 100 jovens de boa parte dos estados brasileiros.

Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho


Durante a abertura, na sexta-feira (21), o evento contou com uma intervenção especial da pesquisadora comunista Nereide Saviane, da Escola Nacional do PCdoB. Ela destacou a importância dos jovens pesquisadores comunistas no processo da luta de ideias dentro da universidade e a atualização da teoria marxista. 

De acordo com a presidenta nacional da Anpg, Luana Bonone, o objetivo do encontro é debater a atuação do jovem comunista na universidade para ajudar a construir o projeto de desenvolvimento do país.

“Cabe à Anpg, em conjunto com a comunidade científica, lançar uma campanha de defesa de mais verba para a ciência e tecnologia no país, uma bandeira para o financiamento. Mas além disso, também pautar a condição de pesquisa do pesquisador, não só do pós graduando, mas do docente. Tem a ver com uma campanha por mais direitos”, afirmou. 

No segundo dia de encontro, pela manhã, os jovens tiveram duas mesas de debate, uma sobre o novo projeto nacional de desenvolvimento do país e a segunda sobre os limites e desafios da pós graduação. A primeira contou com a participação do secretário nacional de Movimento Social do PCdoB, Júlio Velloso e a segunda com o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Paulo Sérgio Beirão e do diretor na Anpg, Roberto Nunes. 

Rumo ao 24º Congresso da Anpg

Os pós graduandos debateram ainda a organização política dos comunistas no ambiente científico. Para esta discussão contaram com a presença da representante do Coletivo Nacional de Ciência e Tecnologia, Elisangela Lizardo, e do secretário nacional de Juventude do PCdoB, André Tokarski. 

Segundo André, um dos objetivos do encontro é debater o papel da teoria marxista na luta de ideias na universidade. Além disso, desenvolver uma discussão em torno do projeto nacional de desenvolvimento científico e tecnológico e do debate das ciências humanas que os comunistas propõem. “Esse encontro tem o poder de organizar uma parcela importante dos militantes do PCdoB que podem contribuir muito para o projeto de desenvolvimento do país”, finalizou.
Mariana Serafini
Na mesa a presidenta nacional da ANPG, Luana Bonone; o diretor da entidade, Roberto Nunes e o professor da UFMG, Paulo Sérgio Beirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário