segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Marcelino faz balanço das ações da Sectec nos últimos 3 anos.

Fotos de

Marcelino Granja (centro com papel na mão esquerda, a direita dele, Luciano Torres de costa, Dedé Rodrigues, em seguida um membro de governo,  Luciano Duque e Dessoles)

 

 

O Cine Teatro de Afogados da Ingazeira ficou lotado na noite desta quarta-feira (05). O "espetáculo" da noite foi a aula inaugural da Autarquia Estadual de Afogados da Ingazeira (AEDAI), que 

 contou com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja (foto).



Também presentes, o prefeito do município José Patriota; do presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Severo, entre outras autoridades. O evento teve início com as participações de artistas locais, que fizeram apresentações de música popular e repentes. A diretora da Autarquia, Socorro Dias, deu às boas vindas aos presentes e agradeceu a presença do secretário Marcelino Granja e da Gerente de Políticas de Ensino, Aronita Rosenblatt.


Na opinião de Socorro, o Proupe não só democratizou o acesso ao ensino superior como possibilitou o fortalecimento das instituições de ensino. "Antes do Programa, o curso de matemática tinha uma escassez. Agora, houve um aumento na demanda dos alunos que chegam à instituição", comemora. Atualmente, a unidade possui 388 bolsistas.

O presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Severo parabenizou o trabalho de Granja à frente da Sectec e comentou que o Programa proporciona um novo futuro para várias pessoas.

Na ocasião, Marcelino fez uma explanação sobre a importância do Proupe na interiorização do ensino, fortalecimento das licenciaturas e oportunidade do filho do trabalhador cursar uma faculdade, já que antes isto era privilégio de algumas classes sociais. 

Após fazer um balanço da conjuntura econômica brasileira, o secretário ressaltou a importância do financiamento da educação com recursos do Pré-sal, royalties do petróleo e aplicação de 10% do PIB do País, por exemplo. 

Em sua fala, o prefeito Patriota demonstrou total apoio às ações da Sectec, afirmando que as bolsas de estudo e a interiorização do ensino foram essenciais para a formação dos sertanejos. 

No encerramento, foi exibido um vídeo relatando os projetos de contrapartida desenvolvidos pelos bolsistas com os estudantes do ensino público da região.

Depoimentos




A aluna Rosangela Santos, recém-formada no curso de matemática, fez um pronunciamento emocionante relatando um pouco da sua história. A jovem tem origem humilde e sempre teve o sonho de cursar uma faculdade. Fez vestibular e ingressou na AEDAI mas devido às dificuldades financeiras iria trancar a graduação. Foi quando surgiu o Proupe, em 2011. " O Programa abriu as portas e fez com que eu concretizasse meu objetivo e agradeço demais por isto", disse. 

O professor da Autarquia, Márcio Andrade contou sua experiência num projeto de fluência em inglês oferecido pelo Secretaria de Ciência e Tecnologia. Já a professora Juliana Ferreira defendeu iniciativas em prol da educação concretizando em mais avanços na área.


Reunião com os prefeitos

Marcelino (segundo à esquerda) durante conversa com prefeitos 

À tarde, o secretário Marcelino Granja reuniu-se com os prefeitos de Iguaraci, Francisco Dessoles; Serra Talhada, Luciano Duque; Ingazeira, Luciano Torres e de Afogados da Ingazeira, José Patriota, em Afogados da Ingazeira. Na pauta, as ações desenvolvidas pela Sectec em prol da região, como as bolsas do Proupe e o Programa Conexão Cidadão,que está levando telefonia móvel e conexão 3G para diversas vilas e povoados do estado. 

Os prefeitos destacaram os benefícios que ambas iniciativas estão proporcionando à população dos municípios. Na opinião do prefeito Luciano Duque, o Conexão Cidadão é de extrema importância pois possibilita democratiza o acesso à comunicação e informação.

Fonte: Amanda Trindade / Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário