Por Dedé Rodrigues.
Quando fiz o último curso de formação do partido foi necessário escrever uma tese e enviar para a Escola Nacional. Não abordarei aqui o desenvolvimento dela, mas lembrei-me de um dos subtítulos da minha tese que classificava a formação como a “mãe de todas as nossas tarefas”. Em Tabira tenho feito um esforço para levar adiante este trabalho que considero como se fosse o carro chefe das demais tarefas que o partido tem e, este ano, já fizemos um encontro para estudar o caderno das teses do 13º Congresso do partido que foi dividido em cinco partes. O primeiro encontro tratou do legado de Lula e Dilma, dos desafios e mudanças que ocorreram neste período. O próximo encontro está marcado para o dia 23 de março, na Câmara de Vereadores de Tabira, das 9 às 12 horas, e abordará o tema “A Intervenção e a Construção do Partido como Protagonista de um Ciclo Progressista”. Abaixo você vai conhecer como este trabalho de formação do partido prossegue no Brasil.
Com o objetivo de avançar para uma nova fase no debate de ideias, contribui para a luta em curso e intensificar o processo de formação continuada dos comunistas, a Escola Nacional João Amazonas do PCdoB realiza, a partir desta quinta-feira (13), intensas atividades que culminarão no Seminário de Estudos Avançados.
Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo.
Em entrevista a Rádio Vermelho, o secretário executivo da Escola, Altair Freitas, informou que são esperados mais de 100 participantes inscritos de todo o país.
Segundo ele, a realização do Seminário de Estudos Avançados tem como foco ampliar o entendimento dos aspectos ligados à crise do capitalismo, ponderando seus aspectos internacionais e seus impactos no Brasil.
"O Objetivo é dar continuidade ao trabalho de formação dos professores da Escola, dos membros do Comitê Central e dos principais quadros dirigentes do Partido em âmbito nacional. Para além da formação individual, os estudos avançados têm como foco contribuir para o Partido no que se refere ao aprofundamento do pensamento do mundo hoje e a realidade do Brasil nessa conjuntura", pontuou Altair Freitas, ao falar da importância e contribuição dessa bateria de eventos que serão realizados nos próximos dias.
Dia 13 de fevereiro – das 9 às 18 horas
Oficina sobre o funcionamento da Plataforma de Ensino a Distância da Escola Nacional
Dia 14 de fevereiro – das 9 às 18 horas
Seminário Presencial - Estudos Avançados
Dia 14, sexta feira
19h - Mesa 1, sob coordenação de Sérgio Barroso
Atual estágio da crise do capitalismo, por Paulo Balanco
A crise e os impactos geopolíticos, pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães
Dia 15, sábado
9h - Mesa 2, sob coordenação de Cassia Damiani
Impactos e desafios da crise no Brasil – por Luiz Gonzaga Belluzzo
Financiamento para o desenvolvimento do Brasil conforme o NPND – por Lécio Moraes
14h – Mesa 3, sob coordenação de Ana Rocha
O modelo de concessões, o regime de partilha e o desenvolvimento do Brasil - por Haroldo Lima
Ainda no sábado, dia 15, das 17h às 19h30 – Reuniões dos núcleos de Ensino e Pesquisa.
Dia 16, domingo
9h30 a 12 h – Mesa 4
Projeto para uma nova etapa de desenvolvimento, por Renato Rabelo
Programa Destaques do Vermelho
Download
Nenhum comentário:
Postar um comentário