segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tabira é notícia no site da 2ª Conferência Nacional de Juventude


Tabira (PE) reúne jovens de dezessete entidades em sua primeira Conferência Municipal de Juventude

A cidade de Tabira, em Pernambuco, realizou sua primeira Conferência Municipal de Juventude, no dia 28 de agosto, com a participação de 95 jovens, representando dezessete entidades.
A cidade de Tabira, em Pernambuco, realizou sua primeira Conferência Municipal de Juventude, no dia 28 de agosto, com a participação de 95 jovens, representando dezessete entidades. Durante o evento tomou posse a primeira diretoria do Conselho Municipal de Juventude, composta pelos conselheiros Sinval Vinícius e Ruane Cindy S.Cipriano (do movimento estudantil); Francivânio Cristóvão e Valdeildo Morais Silva (da juventude rural) e Welton Feitosa Silva e José Devyds Santos (representantes do segmento religioso).  A abertura da Conferência ficou a cargo do secretário de Juventude e Meio Ambiente, Sandro José Ferreira de Lima. Para subsidiar o debate, o vice-prefeito, Joel Mariano, fez um breve resumo do tema: "Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil", convocando todos os presentes e, em especial, os jovens, a lutarem pelos direitos da juventude brasileira. Em seguida, foi exibido um vídeo com estatísticas de pesquisas recentes envolvendo o público juvenil.  Ao longo do dia, ocorreram várias apresentações culturais por jovens de escolas públicas, municipais e estaduais, e da sociedade civil.
A leitura do regimento interno deu início aos debates e trabalhos em grupos, nos quais foram discutidos os eixos norteadores das políticas públicas de juventude. Em seguida, foi realizada uma plenária para apresentação dos trabalhos. Segundo os organizadores, os jovens de Tabira tiveram a oportunidade de mostrar, com muita categoria e criatividade, suas contribuições para o processo da Conferência, que termina com o encontro nacional, em Brasília, no período de 9 a 12 de dezembro de 2011.
Participaram da Conferência Municipal as seguintes entidades: escolas estaduais e municipais; comunidade do povoado do Brejinho; Unopar - Serviço Social; grêmios estudantis; associações de bairros; representantes do Projovem Adolescente e Projovem Ubano; igrejas Presbiteriana e Católica; Associação da Juventude Poeta de Tabira; representantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Universidade Aberta (UPE), do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), do Sindicato dos Trablhadores Rurais e comunidades do campo; membros do grupo de dança da Escola Carlota Breckenfeld e da Pastoral da Criança, além de integrantes da ONG Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, que prestigiaram o evento a convite da Secretaria Municipal de Juventude e Meio Ambiente.

Um comentário: