sexta-feira, 19 de julho de 2013

Produtores rurais ganham 25 mil toneladas de milho em Pernambuco

 


O Presidente do Porto do Recife, Rogério Leão, recebeu hoje Aldo Santos, Secretário da Agricultura e Reforma Agrária do Governo de Pernambuco, Rubens Rodrigues, Presidente da Conab e Neri Guiller, Secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura para a assinatura do termo de compromisso entre os governos federal e estadual, o qual viabiliza a distribuição de 25 mil toneladas de milho para os rebanhos de Pernambuco atingidos pela seca.


A carga chegou a Recife de navio, no dia 2 deste mês, e já foi integralmente descarregada e inspecionada por técnicos da Conab. A partir da entrega do laudo final de classificação, as providências quanto à remoção, ensacamento e comercialização do milho ficarão a cargo do governo estadual, que optou pela doação por meio da Central de Abastecimento (Ceasa).

O produto será transportado por carretas para o armazém da Ceasa em Recife, onde será fracionado e acondicionado em sacas de 60 kg. Posteriormente, seguirá para a região do Sertão, nos polos de venda que ficarão a cargo do governo estadual a partir deste mês. As regiões do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco continuarão sendo abastecidas pelos estoques da Conab.

Com a entrega das 25 mil toneladas de milho ao governo de Pernambuco, a Conab conclui um ciclo de três operações iniciadas com a compra de 75 mil toneladas do produto, com remoção simultânea por meio de navios e entrega nos portos de Salvador/BA, Pecém/CE e Recife/PE. As ações foram anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff no mês de março e definidas na Medida Provisória nº 610, de 2 de abril de 2013, que estabelece a compra do milho a granel, a entrega pelo vendedor em portos do Nordeste e a doação para os governos estaduais.

Abastecimento

Desde o começo da Operação Especial do Programa Venda em Balcão, em maio de 2012, a Conab enviou 42,57 mil toneladas de milho para Pernambuco, para comercialização, a preços subsidiados, aos pequenos produtores atingidos pela seca. O principal destino é o polo de Recife, para onde foram destinadas 19,49 mil toneladas. Além disso, a estatal também adquiriu 12,47 mil toneladas de milho ensacado, com remoção simultânea, para entrega nos pólos e Unidades Armazenadoras do estado. Desse total, já foram entregues 7,91 mil toneladas.

Fonte Jornal do Comercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário