terça-feira, 30 de julho de 2013

Rede Sustentabilidade protocola pedido de criação do diretório em seis Estados

(por Sandro ferreira)
Os estados de Mato Grosso do Sul, Amazonas, Sergipe, Distrito Federal, Santa Catarina e Piauí agora aguardam resposta dos TREs. Até o final da semana, a expectativa é entrar com o pedido em outros sete estados.
A #rede já entrou com o pedido de criação dos diretórios estaduais no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Mato Grosso do Sul, Amazonas, Sergipe, Distrito Federal, Santa Catarina e Piauí, locais em que o número mínimo de assinaturas certificadas pelos cartórios eleitorais já foi atingido. Para que o partido seja registrado é necessário que nove Estados certifiquem as assinaturas, meta que a #rede pretende ultrapassar até o início da próxima semana, com o protocolamento em outros cinco estados da federação – Acre, Alagoas, Rondônia, Tocantins e Amapá.


Em todo o país, 575 mil assinaturas já foram processadas, ou seja, a equipe da #rede identificou e completou o número do título e zona eleitoral das fichas. Desse total, 130 mil foram certificadas. Para o pedido de registro da #rede no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a legislação exige um mínimo de 491.656 declarações certificadas. Assim, mesmo tendo obtido apoios superiores ao número necessário, continuaremos coletando, conferindo e qualificando os dados e enviando para a Justiça Eleitoral para aumentarmos nossa margem de segurança. 

O processo, entretanto ainda é árduo: temos nos deparado com dificuldades em alguns cartórios eleitorais devido à carência de pessoal e a elevada carga de trabalho. Assim, reiteramos nossa solidariedade com as necessidades de melhor aparelhamento da Justiça Eleitoral, mas contamos que a instituição cumpra o prazo legal de 15 dias para que os cartórios procedam à certificação das declarações de apoio à legalização partidária. O cumprimento deste prazo legal é imprescindível para que a Rede Sustentabilidade possa obter o registro partidário a tempo de se apresentar como alternativa eleitoral em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário