sábado, 13 de julho de 2013

Seminário do PCdoB debate papel da mulher na luta política

Inserir as mulheres nos debates preparatórios do 13o Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e avaliar os passos dados nos 10 anos de governos democráticos e progressistas, declarou a secretária Nacional da Mulher do PCdoB, Liège Rocha, ao fazer a abertura do seminário 'As Mulheres e as Transformações da Última Década’, nesta sexta-feira (12), em São Paulo.

Joanne Mota, do Portal Vermelho em São Paulo

Foto: Osvaldo Bertolino

O evento, que reuniu mais de 100 lideranças comunistas, representantes de 22 estados brasileiros, pretende avançar na luta pelo protagonismo das mulheres no interior do Partido, especialmente, no fortalecimento da Secretaria Nacional da Mulher e na constituição do Fórum Nacional Permanente do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres. 


Como o tema ‘As Mulheres e as Transformações da Última Década’, a mesa de abertura contou com a participação do secretário nacional de Formação do PCdoB, Adalberto Monteiro, e do secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu, que destacaram o papel da mulher na luta política e o comprometimento do PCdoB com a luta feminista.

Para Liège Rocha, “esse espaço se converte em uma oportunidade rica não só para fortalecer o papel da mulher nas trincheiras do PCdoB, mas também no entendimento da conjuntura política, na preparação das mulheres para a luta política em curso e, sobretudo, na participação das mulheres nos espaços de debate no 13o Congresso do Partido”.

Durante sua fala, a dirigente comunista ressaltou que na última década foram alcançadas algumas conquistas, como a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, a realização das Conferências Nacionais, a implementação de políticas públicas no combate à discriminação e de garantia da igualdade. No entanto, Liège acredita que “é chegada a hora de avançar e o seminário será um espaço para que as comunistas olhem atentamente para essa década e contribua para a construção de uma estratégia de ampliação dessas conquistas”.

Ciclo político progressista

Com o objetivo de esclarecer os reflexos dos últimos acontecimentos na esfera política e pontuar os aspectos centrais das teses do 13o Congresso do PCdoB, Adalberto Monteiro, secretário de Formação do PCdoB, iniciou sua fala fazendo um balanço sobre as manifestações de junho. “As manifestações estimularam uma movimentação para atender as reinvindicações da ruas, que observamos ter um efeito muito pedagógico e que reflete diretamente na aprendizagem para o povo brasileiro”, pontuou.



Foto: Osvaldo Bertolino

Diante da atual conjuntura, o dirigente comunista também refletiu sobre a centralidade da realização das reformas democráticas. “Não é de hoje que o PCdoB defende as reformas. A voz das ruas apontam problemas que carecem de reformas para serem sanados. Só assim avançaremos nas mudanças”.

Na oportunidade, Adalberto ainda destacou o papel dos meios de comunicações na atual conjuntura e lembrou que “mais do que nunca precisamos lutar pela reforma da mídia. A mídia conservadora age de modo escancarado, como partido politico, tentando tutelar e manipular as manifestações. Numa clara tentativa de desgastar o governo Dilma Rousseff, que é hoje a liderança da base popular e progressista que governa o Brasil”.

Para Adalberto Monteiro, “da declarada investida da mídia, é chegada a hora de fortalecer o protagonismo da esquerda na luta política. Assim, garantiremos o processo em curso, assim teremos espaço para avançar nas mudanças. Para tanto, o primeiro passo é olhar de onde partimos e onde chegamos. Entender o que foi a herança recebida em 2003 pela base progressista e popular, que era de total retrocesso social, promovida pela avalanche neoliberal”.

Crise sistêmica do capitalismo

Em sua fala, o secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu, apresentou um balanço dos reflexos da crise estrutural e sistêmica do capitalismo. Segundo ele, o mundo assiste a um processo de transição, que coloca em destaque diferentes atores.


Foto: Osvaldo Bertolino

“É preciso ter em mente que nesse momento o Brasil, bem como os países emergentes, sofre um significativo impacto da crise do capitalismo. Esse impacto é potencializado pela expansão global do capital financeiro e pela sobreacumulação de capital na presente crise. O PCdoB entende esse processo como uma tragédia social e brutal de exploração dos trabalhadores”, externou o dirigente.

Alemão também refletiu sobre as manifestações de junho. “Um dos grandes alvos das manifestações foram os partidos de esquerda, os movimentos progressistas que querem mudanças para o país”. Segundo ele, as manifestações foram direcionadas por setores orientados para isso, a história responde isso. E o objetivo delas é gerar um clima de caos e de ingovernabilidade no Brasil.

Ele também pontuou que no resto da América Latina não foi diferente. “Precisamos olhar com atenção para a onda de golpes que ocorreram em toda a América Latina, com o objetivo de barrar os governos populares e progressistas nessa região. Esse movimento tem a mão do imperialismo. O caso Snowden é um exemplo disso”. E destacou a iniciativa da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) em emplacar uma CPI para investigar a espionagem no Brasil.

O dirigente comunista reafirmou que a luta pela soberania é cada vez mais urgente e estratégica para a segurança nacional. E lembrou que mesmo com avanços, ainda falta muito para conquistarmos uma política de segurança ideal.

As atividades do seminário continuam neste sábado (13).

Programação

9 horas - As Políticas Públicas para as Mulheres
Palestrantes: Nilcéa Freire - Ex-ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres e atual representante da Fundação Ford no Brasil
Olgamir Amâncio - Secretária de Políticas Públicas para Mulheres do Distrito Federal
Ana Rocha - Secretária Especial de Mulheres do Município do Rio de Janeiro 
Coordenação: Lúcia Rincón - Integrante da Comissão de Monitoramento do Plano Nacional Políticas para Mulheres do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher 

14 horas - Mulher, Democracia e Mídia: Perspectivas
Palestrantes: Rachel Moreno - Psicóloga, pesquisadora e escritora
Altamiro Borges - presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
Coordenação: Julieta Palmeira - Secretária de Comunicação do PCdoB-BA

Endereço:
Local: Leques Brasil – Hotel
Endereço: Rua São Joaquim, 216 – Liberdade – São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário