domingo, 17 de agosto de 2014

Conselho de Defesa da Unasul fortalecerá a defesa regional

 


Os Estados membros da União de Nações Sul-americanas (Unasul) ratificaram sua vontade de fortalecer a defesa, integração e segurança regionais, durante uma reunião concluída neste sábado (16) em Cartagena das Índias, na Colômbia. 


O delegado da Secretaria Geral da Unasul, Julio Prado, anunciou a abertura em novembro de uma Escola Sul-americana de Defesa. O delegado da Secretaria Geral da Unasul, Julio Prado, anunciou a abertura em novembro de uma Escola Sul-americana de Defesa. 
A reunião, convocada pelo Conselho de Defesa Sul-americano (CDs), foi assitida pelos representantes de Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón; Equador, María Fernanda Espinosa; Chile, Jorge Burgos; Peru, Pedro Bellido, e Venezuela, almiranta Carmen Meléndez, bem como delegações dos 12 países que integram esse mecanismo regional.

Os ministros manifestaram consenso sobre a necessidade de se fomentar uma cooperação efetiva entre os membros desse bloco, com objetivo de criar uma plataforma de segurança e defesa que permita consolidar a América do Sul como uma zona de paz.


O delegado da Secretaria Geral da Unasul, Julio Prado, anunciou a abertura em novembro de uma Escola Sul-americana de Defesa, um centro de altos estudos para formar e capacitar civis e militares em matéria de defesa e segurança regional, explicou.

A titular equatoriana, María Fernanda Espinosa, explicou que esse centro se instalará em Quito e fará parte da infraestrutura que abrigará à Secretaria de Unasul.

No encontro foram traçados quatro eixos de ação. Um deles foi a geração de estratégias focada na construção da ciberpaz sobre a base de uma ciberdefesa que feche as portas à espionagem de que têm sido objeto parlamentares, jornalistas e civis em toda a região.

"Queremos a avançar nesse sentido a partir de uma proposta regional que nos permita uma maior segurança em nossas comunicações”, assinalou a titular equatoriana, depois de sublinhar que o direito à privacidade de presidentes, parlamentares e cidadãos tem sido violado. Temos esse desafio à frente", disse.

Os três eixos de ação restantes centraram-se na consolidação de políticas de defesa, a cooperação militar, ações humanitárias e operações de paz e o desenvolvimento da indústria de defesa na região, incluída a formação e capacitação dos encarregados de garanti-la.

Ao final da reunião, foi divulgada a Declaração de Cartagena que abarca cinco pontos fundamentais: a ciberdefesa, o primeiro deles; a proteção dos recursos naturais, também considerado estratégico; a integração da indústria aeronáutica dos países membros de Unasul; a construção de um centro conjunto de comunicações, a criação do registro de despesas para garantir a transparência no uso dos recursos públicos.

Além da Colômbia, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela integram o conjunto de Estados membros de Unasul.

Fonte: Prensa Latina
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário