terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Unasul convoca reunião de ministros diante de ameaças à Venezuela


O Uruguai será sede de um encontro extraordinário dos 12 chanceleres da União de Nações Sul-americanas (Unasul). A reunião tem a intenção de acompanhar a Venezuela contra as tentativas de desestabilização dos Estados Unidos.


AVN
Chanceler equatoriano, Ricardo Patiño
Chanceler equatoriano, Ricardo Patiño

O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, fez o anúncio nesta segunda-feira (9), depois de uma reunião do Comitê de Chanceleres desse órgão regional, do qual participaram seu secretário-geral, Ernesto Samper, ex-presidente da Colômbia; e os chanceleres do Brasil, Equador e Venezuela.

Patiño disse que, depois de receber informações da ministra venezuelana Delcy Rodríguez e de Samper, o Comitê acordou solicitar ao chanceler uruguaio Luís Almagro, como presidente temporário da Unasul, que convocasse em breve uma reunião sobre o tema.



Os chanceleres também concordaram em tentar canais de comunicação com o governo dos Estados Unidos para conseguir um diálogo direto para evitar as sanções unilaterais estadunidenses anunciadas contra a Venezuela.

Patiño enfatizou que as medidas adotadas pelos Estados Unidos merecem uma reação imediata da Unasul no sentido de favorecer a paz e o diálogo.

“Reiteramos a vontade da Unasul de continuar contribuindo com o fortalecimento do processo democrático e do diálogo na Venezuela e estamos atentos aos pedidos de seu governo”, informou.

Por sua vez, a chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, que qualificou a reunião de muito positiva, disse que informou o Comitê sobre uma reunião em Caracas do presidente Nicolás Maduro com Samper.

“Foi abordada a ingerência dos Estados Unidos, seu impacto na governabilidade democrática na Venezuela e também na paz da região”.

Rodríguez manifestou sua preocupação devido às declarações de personagens estadunidenses, que "praticamente dão luz verde aos setores opositores violentos da Venezuela para levar adiante suas aventuras". 

Fonte: Prensa Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário